top of page

ANÁLISE: Na era da parametrização, será possível avaliar espetáculos ao vivo?

Nos tempos que correm tudo é mensurável, ou pelo menos, tudo deverá traduzir-se em números, para se atribuir o seu valor e a sua relevância.


Os concertos em festivais começam a não fugir à regra e são as redes sociais que começam a permitir uma tradução e análise do espetáculo, daquilo que no fundo é o mais importante e até aqui, mais difícil de medir.


A primeira abordagem foi realizada pela DigitasLBi, uma agência de marketing, que decidiu analisar através do Twitter as reacções do público aos concertos do Glastonbury. Assim, foram observados e contabilizados todos os tweets durante a atuação de cada um dos artistas (não só no público presente mas quem de alguma forma contactou com o concerto - via rádio, tb, streaming ou por intermédio de buzz de amigos), em cada uma das suas músicas, ao mesmo tempo que eram analisados os tipos de mensagens, que foram categorizados como “positivas” ou “negativas”.


Florence &The Machine foi a banda que mais se destacou positivamente, não pela quantidade de tweets realizados, uma vez que concertos que passaram em direto em meios de comunicação social obtiveram mais interações, mas pela diferença entre as mensagens positivas e negativas (ver imagem em baixo).


florence.jpeg


Kayne West, por sua vez, gerou alguma atitude negativa e é possível observar que o concerto teve os seus pontos altos e outros baixos e está em concordância com o que muitos críticos referiram em relação ao seu concerto.


kayne.jpeg

A controvérsia relacionada com o uso de redes sociais em concertos continua, mas são os profissionais de marketing, os promotores, as marcas e agora também os artistas que mais podem beneficiar deste uso intensificado e massivo de real time feedback.


A atribuição de valor através do impacto criado diretamente ao público permitirá traçar estratégias, determinar necessidades e traçar vários perfis.


Só será então necessário interpretar a mensagem porque as ferramentas estão mais disponíveis que nunca.

 
 
 

Comments


VER MAIS NOTÍCIAS

Procura por Tags
Segue-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA

DE FESTIVAIS DE MÚSICA

Encontre-nos

Praça do M.F.A., 14, 2ºEsq.

2800-171 Almada

Portugal (PT)

 

Fale connosco

(+351) 219 666 016

aporfest@aporfest.pt

JUNTE-SE AO MUNDO

DOS FESTIVAIS | NEWSLETTER

ACOMPANHE TODAS

AS NOVIDADES

  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok
  • LinkedIn
  • Youtube
  • Spotify
Aporfest_logo_transparente2.png

PRÉMIOS, JÚRI & RECONHECIMENTOS

PRESENÇA & PARCERIAS

Erasmus+.png
143_article_logo.jpg
10888870_838817059493271_254950890179575
BIME-PRO-logo-nuevopb.png
expo-sync-lisboapb.png
28947762_812734325517750_152858844746738
46912839_1924384724347850_63050027950030
Ilga portugal.png

© 2014-2025 APORFEST

bottom of page