Gestão de emergência / Plano de segurança para eventos musicais (4ª edição - 1 de junho, Lisboa) | M


Será que os festivais e eventos musicais estão realmente preparados para cumprir os seus planos de emergência? É apenas uma obrigação ou hoje as equipas técnicas e de produção estão já preparadas e identificadas com esta questão sabendo gerir qualquer incidente que lhes possa surgir.


Os recentes acontecimentos ocorridos em contexto internacional e em Portugal trazem esta temática para a ordem do dia e a necessidade de existir um plano de segurança, que mais do que elaborado (por várias entidades) deverá ser corretamente aplicado e assim minimizar danos em situações de emergência junto do público que frequentam esta tipologia de eventos.


Saber, reconhecer, desenvolver, gerir e monitorizar este processo é importante para o sucesso num meio cada vez mais competitivo e exigente. Uma parceria entre a APORFEST e a Ponto d'Observação.

A 4ª edição deste módulo está integrada no programa Music Festival Training idealizado pela APORFEST – Associação Portuguesa Festivais de Música, sendo uma ação que foi já premiada com o PRÉMIO FORMA-TE (Criatividade e Inovação na formação) no II Congresso Nacional da Formação Profissional decorrido no ISCTE, em 2015.



Conteúdos

1. Enquadramento legislativo no âmbito da Segurança Contra Incêndios em Edifícios (SCIE) e Planos de Emergência de Proteção Civil

2. Reconhecer a importância de integrar as matérias da gestão da emergência na gestão de eventos musicais;

3. Identificar os diferentes tipos de emergências que podem ocorrer em eventos musicais;

4. Conhecer as linhas orientadoras para desenvolver um plano para situações de emergência;

5. Desenvolver procedimentos de monitorização das situações de emergência em eventos musicais;

6. Identificar estratégias de formação/sensibilização acerca de situações de emergência em eventos musicais;

7. Plano de segurança (teoria e prática), de acordo com a legislação em vigor em Portugal e diferenciação de responsabilidades.

Metodologia

Expositiva e prática

Carga horária

9 horas

Horário/Local

1 de junho (9h00/19h00)

Incluí: almoço + welcome bag + coffee break + certificado participação

Lisboa (ISCTE-IUL)