1 ano de APORFEST: resultados e continuação de uma missão

A APORFEST cumpriu um ano de atividade no passado dia 22 de setembro. Foi um ano de intenso trabalho que superou as expectativas de toda a equipa de trabalho e seus orgãos sociais.

A inscrição de 153 associados (diferentes modalidades), fez com que pudéssemos executar projetos que só pensaríamos propor-nos a cumprir mais tarde:

1) Empresas (das mais diversas vertentes: ora com necessidade de potenciar o seu negócio na área dos festivais de música, ora com vontade de se dar a conhecer ou apenas como forma de afirmar e assumir o seu posicianamento, todos aproveitando os serviços que possibilitamos, desde o primeiro dia, mas que foram também evoluíndo de modo a conseguir gerir as expectativas de todos);

2) Festivais/Municípios (dos mais diversos patamares - os maiores, os pequenos, os em clara evolução, os estreantes);

3) Profissionais (agentes, investigadores, promotores, diretores de marketing, técnicos especializados, prestadores de serviços a festivais; artistas entre outros);

4) Estudantes e público em geral (com interesse nas parcerias ou passatempos criados e apresentação de CV a entidades)

5) e até associados internacionais [Brasil, Espanha, Reino Unido] com vontade de dar um contributo positivo a esta indústria e perceber as especificidades do nosso país.


Foram feitas mais de 85 parcerias nacionais e internacionais, envolvendo: formadores especializados nos módulos formativos que prestamos (e.g. Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da silva & associados - Direito & Legislação em Eventos; Movimento Expressão Fotográfica - Workshop Fotografia); divulgação e benefício em eventos - festivais e conferências (e.g. Rio Music Conference Brasil, onde colocámos 2 speakers portugueses nas palestras; Westaway Lab Festival); benefícios serviços (e.g. Blitz, Hóteis Vila Galé, Uber) ; protocolos especializados (e.g Ordem dos Advogados, Cruz Vermelha Portuguesa).


Realizámos consultoria para várias empresas e associados, como a concepção de business plan, formação e recrutamento de colaboradores ou gestão de redes sociais. Demos a conhecer informação atualizada e detalhada da área a nível global, assim como acesso aos nossos dados de investigação, e de terceiros. Premiámos a entidade e personalidade do ano e tentámos adaptar todos os nossos serviços a associados (e.g. networking, legislação, apoio jurídico, escritório virtual, publicidade). Compilámos e editámos toda a história dos festivais de música em Portugal, num livro acessível a todos.


Conseguimos juntar pela primeira vez, num mesmo espaço, um conjunto de festivais e projetos associados a festivais com uma zona própria, no Festival In - Inovação e Criatividade (em Lisboa), sem custos envolvidos. Tudo num espírito corporativista que muito nos alegrou. Demos voz a quem está dentro da área, a quem tem a ilusão de estar e ao seu público.