top of page

Muitos concertos confirmados para 2016. O que sobra para os festivais? [opinião]

O ano de 2016 promete muita (e boa música). Irão passar pelo nosso país artistas, djs e bandas que movimentam grandes massas - e.g. Muse, AC/DC, Adele, Florence + the Machine, Macklemore & Ryan Lewis, Bryan Adams ou Kygo - assim como conjuntos internacionais que preencherão por certo as salas portuguesas mais carismáticas - e.g. Kodaline, Eagles of Death Metal, Tricky - a que se somam salas esgotadas com atuações de bandas portuguesas (e.g. António Zambujo & Miguel Araújo). Será então um ano repleto de eventos próprios como Portugal, talvez, nunca teve.


O próximo ano terá ainda grandes eventos desportivos no verão a nível mundial, como são os casos dos Jogos Olímpicos e do Campeonato de Futebol Europeu, o que retirará algum enfoque comunicacional e presença dos festivais nos principais meios de comunicação.


O que sobra então para os festivais em Portugal no que resta do calendário?


Se acreditamos que mais de 200 festivais em Portugal têm já inúmeras dificuldades em se posicionar, será por certo necessário uma maior "ginástica" para estes subsistirem e conseguirem fazer crescer (ou pelo menos manter) a sua audiência. Fala-se que a economia portuguesa apresenta sinais de confiança, mas será suficiente para o "poder de compra" revigorado ser aplicado na ida, e consequente acesso, a mais festivais?


Também os festivais na sua maioria exigem ao seu público mais esforço económico em 2016 (bilhetes e acesso geral mais caros). Estes, por consequência, exigirão, por certo, uma melhor qualidade na sua programação.


Será então um ano de "seleção natural"? Ou à boa maneira portuguesa, será apenas mais um obstáculo que servirá para ser ultrapassado por todos, sendo criadas novas soluções de cariz artistico que tragam valor aos festivais e que permitam a sua evolução. Certo é que a competitividade aumentou entre os principais players.


Faremos as contas daqui a um ano!


Créditos: Valentina Rodrigues (Nos Alive 2015)



Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Procura por Tags
Segue-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page