Workshop “Práticas de angariação, gestão e retenção de patrocínios” [8ª edição - Porto]


A APORFEST – Associação Portuguesa Festivais Música promoverá dois conteúdos formativos próprios, em diferentes cidades do país, no 2º semestre de 2017. Proporcionaremos assim um novo conteúdo ligado a Direitos de Imagem e outro referente a questões de sponsorização na cultura e em festivais portugueses que regressa depois de sete edições decorridas no ano passado.

Quase 250 festivais de música ocorreram em Portugal no ano de 2016 (e este ano vai certamente existir um incremento neste número) com um denominador comum - a falta de apoios a nível público e privado aos seus eventos. Uma necessidade transversal até pela dificuldade de um evento conseguir tornar-se rentável apenas com receita própria no atual contexto sócio-económico. Com este aumento de eventos o problema acentua-se e torna-se importante conseguir que o mesmo se diferencie, estabeleça e assuma a ter algo que a concorrência e os seus possíveis patrocinadores não têm e de preferência que não seja replicável.


O Workshop é composto por duas partes: uma componente teórica com exploração de diferentes técnicas e estratégias úteis à otimização de processos e eficácia organizacional e uma componente prática proporcionada através de uma análise e estudo de caso na realidade portuguesa, onde os formandos trabalharão em equipa com o objetivo da sua aplicação a novas realidades.



Conteúdos

- "Estado da Arte" - paradigma sócio-económico português

- Contextualização Festivais de Música em Portugal

- Financiamento de eventos: público e privado

- Uso da imprensa como "isco" para os maiores patrocinadores

- Networking (fase 1)

- Eficiência (fase 2)

- Medir e diferenciar (fase 3)

- Aplicação a novas realidades [atividade grupal]


Público-alvo

- Promotores e agentes culturais