Workshop “Protocolo em Eventos Culturais e Institucionais” [9ªedição - Porto, Atmosfera M, 21 janeir


A APORFEST – Associação Portuguesa Festivais Música, volta a promover, no primeiro semestre de 2017, a temática ligada a questões protocolares em virtude da sua evolução e especialização e diferenciação que os eventos pretendem ter para se afirmar no panorama nacional. É um conteúdo que ganha no novo ano mais tempo de trabalho com os formandos passando para 5 horas de duração.


Derivado de uma necessidade sentida de associados e muitos agentes culturais, a APORFEST decidiu ir ao encontro destes e potenciar este conteúdo e assim ajudar a informar e estandardizar procedimentos em eventos, nomeadamente cerimónias protocolares que acontecem a nível de instituições publicas ou privadas (e.g. cerimónias especiais; gestão de sala), e assim aprimorar a imagem individual e de uma organização.


O Workshop é composto por duas partes: uma componente teórica com exploração de diferentes tópicos úteis à otimização de processos e eficácia organizacional e uma componente prática proporcionada através de uma análise e estudo de caso na realidade portuguesa, onde os formandos trabalharão em equipa com vista à representação de uma situação real.


Conteúdos

- A organização, a imagem e o protocolo

- Domínio de regras protocolares

- Protocolo público/institucional vs. Protocolo privado – precedências na lei e precedências de cortesia

- Diferenças culturais e sociais

- Funções de trabalho e divisão de tarefas

- Planeamento e organização de um evento protocolar (Tríade: imprensa, personalidades especiais, entidades governamentais)

- Estudo de caso prático e replicação com melhoria [atividade grupal]


Público-alvo

- Postos de trabalho em campos de atuação protocolar

- Relações Públicas

- Assessoria de Imprensa


Metodologia Pedagógica

Demonstrativa e participativa (máximo: 20 alunos)

Dia | Horário | Local

Porto | Atmosfera M | 5 horas (11h00-17h00) | Rua Júlio Dinis, 158, 4050-318 Porto

Edições Anteriores: Porto, Leiria, Faro, Funchal, Odivelas, Braga


Formadora

Marta Azevedo (Núcleo Marketing, Comunicação & Eventos do Instituto da Vinha e do Vinho)

Responsável pela Comunicação e Relações Externas do Talkfest – International Music Festivals Forum, foi colaboradora no Núcleo de Programação Cultural e Ligação à Sociedade da Universidade de Lisboa de 2009 a 2015, onde