Artigo científico: Estudo sobre as emoções induzidas pela música através de um jogo de crowdsourcing

18/05/2016

 

Créditos: João Ventosa (Nos Alive 2015)

 

Uma das principais razões pelas quais as pessoas gostam tanto de música é devido ao seu impacto emocional. Criar playlists com base nas emoções que sentimos é uma forma natural de organizar música - com isso em mente, desenvolver métodos de acesso baseados em emoções para as plataformas de streaming de música online é uma forma de melhorar bastante as mesmas. Para obter dados para este estudo, foi criado um jogo “Emotify” constituído por 400 excertos de músicas de quatro estilos diferentes para que as pessoas escolhessem as emoções sentidas a ouvir esses mesmos excertos.

 

O estudo consistiu na análise dos dados obtidos através do jogo, e permitiu chegar a conclusões como: que o humor, género e o gosto musical têm influência no tipo de emoções induzidas, e também que a escala GEMS (Escala emocional da música de Geneva), replicada e por onde a comunidade científica se baseia, necessita de ser melhorada e atualizada.

 

Palavras-chave: Crowdsourcing, emoções induzidas na música, jogo com um propósito, recolha de informação sobre música.

 

Aljanaki, A. et al. (2016). Studying emotion induced by music through a crowdsourcing game. Information Processing & Management. Volume 52. Pp 115-128.

 

Please reload

Notícias em destaque

TALKFEST'20 | Quarta vaga de oradores; Falta uma semana para o fim das candidaturas aos Iberian Festival Awards

November 13, 2019

1/10
Please reload

Notícias recentes
Please reload

Arquivo
Please reload