Formação: Primeiros Socorros [Adaptação - eventos de massas e grandes afluências de público]

A APORFEST - Associação Portuguesa Festivais de Música em colaboração com a AFSS - Associação Objetivo Comum irá realizar uma ação formativa e certificada com vista à aquisição de conhecimentos básicos de primeiros socorros.

Nos dias de hoje, torna-se urgente conseguir reagir e agir com sabedoria perante uma situação que possa ter como resultado negativo uma perda de vida. Os segundos tomam a máxima importância e é importante conseguir que a sociedade tenha conhecimentos preparados sobre o outro, uma questão de cidadania.


No caso dos eventos de massa e de grande afluência de público, nomeadamente festivais de música, será importante o público e colaboradores dos mesmos terem conhecimentos eficazes que lhes permitam prestar a primeira assistência, a vítimas de acidente ou de doença súbita, até à chegada de meios de socorro.


Conteúdos

- Sistema integrado de emergência médica

- Exame da vítima

- Suporte básico de vida [diretrizes Conselho Europeu Ressuscitação]

- Controlo de hemorragias

- Lesões da pele

- Emergências médicas

- Intoxicações

- Fraturas

- Traumatismos cranianos e de coluna

- Avaliação


Metodologia

Preconiza-se a utilização de métodos ativos. Para isso utilizar-se-á a dinamização do grupo com a simulação de casos reais e utilização de meios audiovisuais.


Data e Carga horária

22 e 23 de maio (18h00-22h00)

Total: 8 horas


Local de Formação

ISCTE-IUL

Av. das Forças Armadas, 1649-026 Lisboa


Formador

Recurso humano, com habilitação profissional específica na área de primeiros socorros ou socorro pré-hospitalar, detentor de CAP/CCP


Certificação

Regime presencial obrigatório a 90% dos conteúdos

Formação certificada [DGERT]