O Festival Sziget é atualmente um dos maiores eventos multiculturais da Europa. Começou em 1993 e celebrará, este ano, a sua 23ª edição. O festival atrai cerca de 400 mil fãs oriundos de mais de 95 países, a uma ilha no coração da cidade de Budapeste. Aqui ficam compiladas 10 razões para ir a este festival (já com passes esgotados) do qual a APORFEST é parceira, e que por isso volta a permitir uma atuação de uma banda portuguesa, escolhida por um "Concurso de Bandas":
1. Cartaz
Com um cartaz, com mais de 200 atuações em diferentes palcos e do qual se destacam Rihanna, Muse, David Guetta, Sia, Hardwell e The Chemical Brothers pode-se afirmar que o line-up é uma razão forte para ir ao Sziget 2016, não só pelos grandes nomes nele presentes mas também pela variedade de estilos que representam - literalmente existe música para qualquer estilo de festivaleiro.
2. 40 Palcos
Com 40 palcos e cerca de 200 pontos de programação vão existir sempre coisas para fazer na Ilha da Liberdade para todos os gostos, a festa nunca acaba.
#szigetcinema/TEDxBudapest Club Tent
Ability Park
Afro-Latin-Reggae Village
ArtZone
Asus Snowattack Stage - Festival Travel Bar
Before I Die
Blues Pub
Budapest Park Tribute Stage
Campfire
Chess Tent
Cirque du Sziget
NGO Island
Classical and Jazz Stage
Colosseum
Wedding Tent
Theatre and Dance Tent
Tent without borders
Date for a Date
Dreher Tank Pub
Europe Stage
GameLandHub
Giant Street Theatre
Hungarikum Village
I CHING Labyrinth
Jack Daniel's Experience
LightStage
Luminarium
Magic Mirror
Main Stage
Museum Quarter
OTP BANK A38 STAGE
Petőfi Rádió - Telekom VOLT Festival Stage
Ruin Pub Quarter
Sport TV Sport Zone
Sunrise Beach Sports
Sziget Beach - Cökxpon Chill Garden
Sziget City Center
Telekom Arena
Travelling Funfair
World Music Stage
3. Circo
Produções únicas e espetáculos impressionantes que deixam qualquer um de boca aberta. Nas edições anteriores, o Cirque du Sziget criou sempre uma interação e uma atmosfera especial com o público! No palco exterior os festivaleiros puderam tornar-se parte do espetáculo enquanto que os espetáculos na tenda oferecem maior intimidade e diferentes sensações. Por este palco vão passar artistas, acrobatas, malabaristas e palhaços vindos de vários pontos do mundo.
4. Theatre and Dance Tent
A dança contemporânea e o teatro são mais duas das muitas artes representadas no Sziget! Neste palco é possível não só tentar praticar estas artes, como também ver as companhias e formações mais importantes do mundo. Todos os dias ocorrem performances de classe mundial que vão ficar, certamente, na memória.
5. Campfire
É um dos palco mais recentes e considerado o palco mais acolhedor do Sziget. Aqui os festivaleiros podem sentar-se à volta de uma fogueira enquanto ouvem um artista, que foi escolhido pelo público através de um concurso online, ou então podem eles próprios ser os artistas e mostrar o que valem.
6. Museum Quarter
O Museum quarter é um espaço interativo que vai acolher vários museus Húngaros e o Museu da história da imigração de Paris. A organização promete que até quem não gosta de museus vai gostar deste palco.
7. TedxBudapest
Em parceria com a Tedx, o Sziget vai ter uma tenda onde se vai poder debater, falar e discutir vários tópicos. Nesta tenda vão estar presentes vários speakers Húngaros e internacionais de diferentes áreas.
8. Parques de campismo
No Sziget existe o parque de campismo básico e depois existem outros 7 tipos de campismos melhorados com várias temáticas, que contam com vários serviços que aumentam em muito o conforto do festivaleiro. Alguns destes campismos são criados por países como a França ou Itália de onde vêem muitos festivaleiros para que estes tenham o sentimento de estar “em casa” mesmo estando num país diferente.
Alguns dos serviços extras incluídos nestes parques de campismo (variam) são:
-Piscina
-Área para guardar a bagagem
-Wi-fi gratuito
-Receção 24 horas
-Segurança
-Serviço de limpeza
-Supermecado
-Restaurantes
-Casas de banho e chuveiros com maior qualidade
9. Art of freedom
A Art of Freedom consiste numa coleção de instalações, esculturas e projetos de arte incríveis que estão espalhados pela ilha. Estas instalações são escolhidas através de um concurso que dá oportunidade a mentes criativas jovens para apresentarem o seu talento e as suas ideias no festival.
10. Budapeste (Citypass)
O festival Sziget localiza-se numa ilha que fica no coração de Budapeste, fazendo assim com que esta cidade turística faça também parte do festival. Para que os festivaleiros conheçam a cidade mais facilmente e a preço reduzido, o Sziget criou o Citypass, um passe que garante acesso a aos transportes públicos gratuito (e.g. autocarro, metropolitano, barco), uma entrada gratuita nos característicos spas e desconto nas seguintes entradas, shuttle de e para o aeroporto e acesso ao barco Sziget. Este passe funciona não só ao longo da semana do festival, mas também nos seus dias antecedentes e consequentes.