top of page

Artigo Científico: Psicologia, saúde e bem-estar em eventos de grandes massas

Eventos de massas reúnem grandes quantidades de pessoas em proximidade física. Essa ideia de proximidade, tipicamente, pode ser assumida como sendo negativa para a saúde, uma vez que causa stress, facilita a transmissão de infeções, entre muitos outros fatores.

Créditos: Sérgio Espírito Santo (Leiria Festival 2016)


O estudo analisado, esta semana, pretende adicionar uma nova dimensão à medicina que se dedica a estudar fenómenos em eventos de grande escala, relacionando com esta área a psicologia. Para a sua conclusão foram realizadas várias pesquisas referentes aos efeitos psicológicos resultantes da presença de uma determinada pessoa num grupo e também através de observação direta e análise do festival Magh Mela (India). Chegou-se à conclusão que realmente existem consequências para a saúde e para o bem-estar que podem tanto ser positivas como negativas. Por exemplo, uma consequência positiva é a partilha de identidade social e interação com pessoas, mas também esta consequência positiva pode vir a ter um lado negativo que é a partilha de bebidas ou copos, que facilitam a transmissão de infeções.


Palavras-Chave: benefícios para a saúde, riscos para a saúde, eventos de grandes massas, psicologia, partilha, identidade social


N. Hopkins & S. Reicher (2016). The psychology of health and well-being in mass gatherings: A review and a research agenda. Journal of Epidemiology and Global Health (Pp 49-57).


*artigo original disponível aos associados (todas as modalidades)


Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Procura por Tags
Segue-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page