top of page

Artigo Científico: A Comunicação como elemento estratégico na Segurança e Gestão do Risco em Eventos

A dissertação “A Comunicação como elemento estratégico na Segurança e Gestão do Risco em Eventos: o caso de estudo do Festival Músicas do Mundo” tem como principal objectivo demonstrar a crescente importância da comunicação e da segurança no âmbito dos eventos musicais e, em especial nos festivais, para os seus promotores, organizadores, públicos e entidades a estes relacionados. Deste modo, o foco principal desta investigação é compreender de que modo estas duas ferramentas são aplicadas nos festivais a nível nacional, optando por averiguar as hipóteses avançadas no Festival Músicas do Mundo, em Sines.

Créditos: Miguel Madeira (SBSR'16)

O enquadramento teórico centra-se na comunicação em eventos, mais em concreto na gestão do risco. O intuito desta fase de investigação foi elucidar sobre cada um dos temas e demonstrar de que forma estas duas ferramentas podem trabalhar harmoniosamente para o sucesso do festival. O método de pesquisa eleito baseou-se numa análise qualitativa dos dados recolhidos na edição comemorativa dos 15 anos de festival (2003), que acolheu cerca de 100 mil espectadores. Os dados recolhidos basearam-se em dois métodos principais: inquérito por questionário e inquérito por entrevista. Os resultados da pesquisa foram indiciadores de que a maioria dos inquiridos (público final) ainda carece de uma consciencialização sobre a importância da segurança nos festivais de música.


Palavras-Chave: Eventos, Festivais de Música, Comunicação, Segurança, Gestão do Risco


A. Catarino (2014). A Comunicação como elemento estratégico na Segurança e Gestão do Risco em Eventos: o caso de estudo do Festival Músicas do Mundo. Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.


*artigo original disponível aos associados (todas as modalidades)


VER MAIS NOTÍCIAS

Procura por Tags
Segue-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page