Artigo Científico: Impacto causado pelas marcas nos festivais de música portugueses [apresentação no Brasil]

15/09/2016

Portugal é um dos países com maior intervenção/presença de marcas nos festivais, sendo que as marcas tencionam, por este veículo, aumentar a sua notoriedade e serem mais reconhecidas. O objetivo desta dissertação foi o de determinar em que medida o patrocínio das marcas a eventos favorece verdadeiramente a notoriedade das mesmas, e a correlação com as atitudes do consumidor. Para isso foram aplicados questionários e listaram-se os patrocinadores e marcas que se ativaram em 3 festivais: Nos Alive, Meo Sudoeste e Super Bock Super Rock.

Para se chegar a conclusões foram conduzidos dois estudos com o objetivo de averiguar o impacto das marcas na memória do consumidor. Os resultados mostraram que o reconhecimento das marcas é mais alto para os consumidores que frequentam festivais de música. Para além deste resultado anteriormente referido, e previsível, também foi possível chegar a outra conclusão mais surpreendente: a capacidade de lembrar e reconhecer as marcas que patrocinam o festival não está associado às interações do consumidor com as mesmas, mas sim ao tempo dedicado a este tipo de eventos, isto é, ao numero de festivais de música em que participa. 

 

Ficam então aqui dados que suportam o  porquê das marcas com maior budget português estarem nos festivais de modo integrado e não apenas num momento.

 

 

Palavras-Chave: marketing em eventos, patrocínio, notoriedade, memória do consumidor

 

Ribeiro, C.(2015). Event Marketing - An innovative promotional tool and its impact on consumer memory and brand awareness. Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas

 

*artigo original disponível aos associados (todas as modalidades)

Please reload

Notícias em destaque

Alterações ao Código de Trabalho na contratação colaboradores: Antes vs. Agora

December 11, 2019

1/10
Please reload

Notícias recentes
Please reload

Arquivo
Please reload