Artigo Científico: O impacto do patrocínio na atitude e intenção de compra dos consumidores - estudo

Nos último anos é visível o crescimento exponencial do número de Festivais de Música em Portugal, tanto em número, como em diversidade, popularidade e patrocínios. Este último ponto, enquanto meio de comunicação tem assumido uma papel cada vez mais determinante nas estratégias de marketing das empresas, procurando estar onde o consumidor quer estar, numa estratégia one-to-one.

Créditos: João Ventoso (Nos Alive 2015)


Após a análise em campo da percepção não só da marca patrocinadora principal do Festival Nos Alive, como todas as restantes presentes e da análise quantitativa de resposta a 486 questionários por parte de público frequentador do festival, validaram-se três das nove hipóteses de investigação: congruência entre o evento e marca patrocinadora contribui positivamente para a atitude relativamente à marca; a atitude referente à marca tem influência na intenção de compra de produtos ou serviços da mesma e o envolvimento com a marca, no campo, influência a atitude dos consumidores relativamente à mesma.


Palavras-Chave: patrocínio de eventos; congruência; atitude relativamente à marca; intenção de compra


Pedroso, A.(2015). O impacto do patrocínio na atitude e intenção de compra dos consumidores: estudo de caso do patrocínio do Festival Nos Alive. Escola Superior de Comunicação Social.


*artigo original disponível aos associados (todas as modalidades)