Artigo Científico: Relações Públicas e Comunicação na internacionalização de artistas e bandas

09/11/2016

Esta dissertação de mestrado teve como objetivo principal associar as atividades de Relações Públicas à complexa indústria da música. Para chegar a esse objetivo foi feito um estudo acerca da Orquestra Cambatango (típica de tango argentino) que desejava consolidar a sua presença no mercado musical europeu, sendo-lhe proposto por isso um Plano de Relações Públicas.

 Créditos: Janeth Tavares (EDP Cool Jazz Fest)

 

 

Esse plano teve como objetivos: fortalecer a gestão e a imagem do grupo; fomentar a visibilidade da banda na indústria musical internacional; conquistar novos públicos e dinamizar a relação com os stakeholders de forma a impulsionar a presença do grupo em território ibérico (Portugal e Espanha).

 

Várias conclusões foram retiradas destacando-se aquela que afere a existência da necessidade de uma vertente de Relações Públicas específica para a música, mas que ainda não é muito explorada pelos artistas independentes. Por outro lado, um plano de Relações Públicas elaborado com base nas necessidades e objetivos dos artistas ajuda a projetar a sua carreira internacional, e que esta comunicação e rigor na mesma é fundamental para estabelecer o diálogo com os diferentes públicos e ganhar maior projeção e visibilidade internacional.

 

 

Palavras-Chave: indústrias culturais e criativas; indústria da música; tango; relações públicas

 

Saldivar S. (2014). Relações Públicas e Comunicação a internacionalização da banda Cambatango. Escola Superior de Comunicação Social.

 

*Artigo original disponível aos associados (todas as modalidades)

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