Workshop: Ideia, Implementação, Concretização e Rentabilidade de um projeto cultural em Portugal [2ª


A APORFEST – Associação Portuguesa Festivais Música, promove, no primeiro semestre de 2017, uma temática ligada a questões de preparação, implementação e rentabilidade de um evento cultural adaptado ao contexto português.


Derivado de uma necessidade sentida de associados e muitos agentes culturais, a APORFEST decidiu ir ao encontro destes e com isso mais do que expor e debitar diferentes teorias, é trabalhar com os mesmos em sala de modo a que as ferramentas possam ser exportadas no imediato ou curto-prazo para os seus trabalhos e projetos. Trabalhar em rede e numa vertente 360º em simultâneo são palavras-chave para este momento.


O Workshop é composto por duas partes: uma componente teórica com exploração de diferentes tópicos úteis à otimização de processos e eficácia organizacional através da construção de métricas/números e responsabilização individual e uma componente prática proporcionada através de uma análise e preparação de um caso, onde os formandos trabalharão em equipa com vista à representação de uma futura situação real enquadrada nos seus contextos.


Conteúdos

1. O sector cultural em Portugal e no Mundo: diferenças e pontos de encontro

2. Os diferentes tipos de organizações culturais

3. Etapas para a realização de um projeto: oportunidade, concepção, planeamento, execução, resultado, conclusão e avaliação

4. Ferramentas simplificadoras de trabalho (e.g. Análise Swot, Matriz BCG, Diagrama de Gantt, árvore de problemas)

5. Definição de objetivos e métricas adaptadas

6. Fatores-chave: receita; patrocínios; comunicação, design e media partners

7. Plano de negócios: benefícios; estrutura; mercado; diagnóstico e planeamento; monitorização

8. Estudos de caso aplicados a Festivais de Música: análise e soluções de melhoria

9. Aplicação prática e grupal dos conteúdos do módulo formativo


Público-alvo

- Agentes culturais

- Promotores