top of page

Candidaturas para festivais com Selo Europeu 2017-2018 abertas

A 2ª edição da iniciativa EFFE European Festivals Label, promovida pela Plataforma Europeia de Festivais – EFFE (sob a tutela da EFA – European Festivals Associations), para os anos de 2017 e 2018, tem como objetivo eleger os melhores festivais culturais europeus.


O período para apresentação de candidaturas decorrerá até ao próximo dia 17 de Fevereiro.


O EFFE Label funciona como um selo de qualidade que destaca os festivais europeus em especial no que se refere aos valores defendidos pelos seus organizadores:

1. Compromisso Artístico e Abordagens Inovadoras 2. Envolvimento com a Comunidade Local 3. Dimensão Europeia e Internacional.


As candidaturas devem ser formalizadas AQUI e serão elegíveis festivais que tenham participado no EFFE Label 2015-2016, que integrem a Comunidade Profissional EFFE ou que, mesmo sem cumprir um destes requisitos, sejam eventos culturais com um forte e inovador cariz artístico e tenham lugar num dos 31 países com EFFE HUB.


Os festivais vencedores desta iniciativa têm a oportunidade de conquistar reconhecimento junto dos seus pares, mas também da própria comunidade, artistas, patrocinadores, media e entidades locais e internacionais. Existirá uma primeira análise nacional, com 3 elementos jurados portugueses, entre os quais o presidente da APORFEST (Ricardo Bramão), para depois se passar ao anúncio público do conjunto de vencedores que será da responsabilidade de um júri internacional - Maio de 2017, durante o EFFE Label Meet-up. Este evento servirá também para promover o encontro de profissionais da área e assinalará o lançamento de uma campanha mediática e de branding com o objetivo de dar maior visibilidade na Europa a toda a Comunidade EFFE.


Portugal, enquanto país participante, conta com a Opium como ponto de contacto para artistas, festivais, empresas e decisores políticos obterem todas as informações adicionais consideradas oportunas nesta matéria. Cabe também à Opium uma primeira verificação da conformidade das candidaturas nacionais face aos 3 critérios-base definidos.


"A 1ª edição do EFFE Label (2015-2016) teve 897 festivais de 31 países concorrentes e 790 obtiveram o selo de qualidade. Destes, 12 receberam prémios de excelência e conquistaram um forte reconhecimento internacional", segundo a Opium, entidade responsável em Portugal.


Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Procura por Tags
Segue-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page