top of page

Talkfest e Iberian Festival Awards 2017: números e conclusões

Terminou, na última semana, a 6ª edição do Talkfest, com três dias de atividades que decorrerem em Lisboa (Conferências, Apresentações profissionais e científicas, Seminários, Documentários e Concertos) e Barcelona (Iberian Festival Awards).


Os Iberian Festival Awards tiveram a sua mais recente edição fora de portas, naquela que foi a primeira introdução do Talkfest fora de Portugal. Uma noite para recordar, em que se assitiu a uma sala esgotada pronta para aproveitar as atuações ao vivo (DAMA, Belako, Holy Bouncer, UDJAT e Bearoid) enquanto eram indicados os 19 vencedores nacionais e ibéricos e um excellence award. A noite foi de festa, encontros, reencontros, abraços e reforços de parcerias com o intuito de aumentar a competitividade desta área. FMM Sines, Bons Sons, Lisboa Dance Festival, Festival Med, Musa Cascais, Lisb-On e Edpcooljazz foram os festivais portugueses distinguidos. Javier Ajenjo (diretor Sonorama Ribera) foi também indicado como a personalidade do ano pelo seu esforço na implementação e persistência na sustentabilidade do seu projeto ao longo dos últimos 20 anos.


O Talkfest foi, uma vez mais, a mostra de discussão dos temas da atualidade que interferem na esfera dos festivais, assim como apresentação de projetos que servem para a otimização de processos nesta área. Promotores, presidentes, autarcas, artistas, jornalistas e prestadores de serviços juntos dentro e fora dos vários auditórios/salas em prol da aquisição de ferramentas e potenciação da sua rede de contactos. Várias foram as notícias dadas em primeira mão, como o apoio do Turismo de Portugal aos festivais de música num re-branding que se passa a designar "Portuguese Festivals" e que serve para continuar a captar mais público estrangeiro aos festivais portugueses. O perfil do festivaleiro (estudo da APORFEST) indicou um aumento do poder de compra do público que frequenta os festivais no nosso país. Os dias foram dedicados ao público profissional e culminaram com speakers internacionais e as noites tiveram sessões especiais com documentários e concertos.


A edição de 2018, do Talkfest, está já confirmada para março, em Lisboa. O primeiro dia terminará com o jantar e gala dos Iberian Festival Awards e o segundo dia será preenchido por um número extenso de atividades com o intuito de se debater e trabalhar o futuro dos festivais de música em Portugal. Deixamos um agradecimento especial aos associados APORFEST (são eles o principal suporte do evento e que fazem com que o evento tenha tido o aumento de qualidade proporcionada nesta edição, pertencendo à associação mais de 80% do custo do evento), aos oradores e moderadores nas várias secções de programação, aos elementos de júri, aos sponsors e parceiros, recursos humanos (Aplauso, Polishows e ECL) e claro, ao público que participou no evento e que esperamos que possam ter adquido competências e informação para o trabalho deste ano. NÚMEROS > 905 espectadores: Talkfest [dia 1 - 295 pax; dia 2 - 205 pax; concertos - 155 pax] + Iberian Festival Awards [250 pax - ESGOTADO) > 483 inserções mass media + online (Portugal e Espanha > mês do evento), destacando-se um programa rádio na Radio 3, integralmente dedicado ao evento > 221 entidades presentes > 8% estrangeiros Talkfest + 30% portugueses Iberian Festival Awards > 117 Dormidas de Portugueses em Barcelona (room nights calculado pela presença de staff, júri, bandas e elementos de festivais e empresas) > 92 oradores (4 deles internacionais) > 51 sponsors and media partners OPINIÕES D.A.M.A (banda vencedora Iberian Festival Awards) "este prémio é mais um reconhecimento por todo o nosso trabalho! Estávamos a competir com grandes nomes e bandas, por isso este prémio sabe ainda melhor" (20.03.2017, RTP)

Pedro Cluny (orador) "E assim foi a minha estreia no Talkfest, diverti-me e conheci novas pessoas!" facebook pessoal (14.03.17)

Luís Talete (moderador) "Para a história. Uma experiência única." instagram pessoal (11.03.17)

Ticketea "Encantandísimos de participar en el Talkfest. Un placer haber compartido con vosotros nuestra experiencia" Instagram empresa (10.03.17)

Música em DX "Talkfest, a grande troca de ideias" (19.03.17)

Dinheiro Vivo "Por os donos da música a discutir a indústria de festivais" (12.03.17)


Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Procura por Tags
Segue-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page