Artigo Científico: Festivais de Música com problemas nas vendas de bilhetes

O artigo coloca em discussão como a venda de bilhetes para os principais festivais de música americanos tem diminuído.


Se uma grande parte do problema está identificado na enorme oferta de eventos programados - citando-se como ponto de partida, para análise, a venda de bilhetes em decréscimo para o Festival Bonnaroo apesar de um crescimento geral na indústria de concertos dos EUA. Este estudo aproveitou assim para analisar também como a saturação deste mercado afetou outros festivais de grande dimensão, incluindo Coachella, Lollapalooza e Austin City Limits.


Créditos: Getty Images; Bloomberg; Pollstar


O segredo, ou outro sinónimo, para ter rentabilidade nesta área passará em conseguir proporcionar uma experiência única ao seu cliente e assim conseguir diferenciar-se no mercado. Algo que depende de maior budget inicial, estando cada vez mais a responsabilidade de sucesso no artista e menos no promotor ou organizador.


Palavras-Chave: Music festivals; Finance; market saturation; Sales & prices


Shaw, L.; Ellis, J. E. & Rocks, D. (2017). Bloomberg Businessweek. Issue 4512, p21-23.


*Artigo original disponível aos associados (todas as modalidades)