Forma viral de anúncio dos nomes dos artistas dos festivais

03/05/2017

Os festivais optam, cada vez mais, por se diferenciarem e por procurarem a forma mais eficaz de saírem do ruído comunicacional. São pesquisadas, replicadas e utilizadas novas formas de agradar aos media e ao seu público.

 

Uma tendência seguida pelos principais festivais portugueses e dos quais destacamos a estratégia de três, para as suas edições no verão de 2017:

 

> Vodafone Paredes de Coura

Anúncios espartilhados de um conjunto de nomes presentes no cartaz através de espaços distintos da vila de Paredes de Coura e que têm também alguma mística e história junto dos festivaleiros mais assíduos do festival. Às imagens e cartazes são associados alguns vídeos com um toque de humor e muita "portugalidade".

 

> Nos Primavera Sound

Anúncio da totalidade do seu cartaz em simultâneo, um factor único, nos grandes festivais portugueses, arriscando um menor tempo de exposição prolongada de marca mas que através de cartazes e vídeos permite um maior buzz e partilhas cativando as redes de público na aquisição (com maior tempo de antecipação) dos bilhetes, pois divulga um cartaz finalizado antes dos seus concorrentes principais. No vídeo de apresentação desta edição, é percorrida a cidade do Porto pela visão de um rapaz de casaco amarelo que à medida que descobre os artistas presentes no festival, retira esses momentos com adaptações para publicação e partilha no seu Instagram. Em edições anteriores, já foram ligados nomes de bandas e artistas com trabalhos por criativos de redes sociais.

 > Neopop

 Uma comunicação já premiada por diversas vezes ao longo da sua história. Este é talvez um dos primeiros festivais portugueses com uma comunicação sustentada em todos os seus meios e com um tema-chave adjacente. Para este ano, utilizou o anúncio dos últimos nomes do seu cartaz, através de uma exposição "The art of Techno"  em que diferentes artistas do seu cartaz foram convidados a exprimir numa tela com os pés aquilo que sentem quando a sua música sai entre os pratos das mesas de dj. 

 > Sumol Summer Fest

 Tem utilizado nos últimos anos, os novos influenciadores (e.g. bloggers, YouTubers, Instagrammers) para promoção do festival nas redes sociais. Cada publicação tem uma lata do seu produto ou mais recentemente a incorporação do tema da mais recente edição - "está tudo à solta". Aqui o importante é a disseminação do evento e passar a que este seja registado como uma tendência nas redes sociais e que seja assim entendido como o público-alvo do festival.

 

 

 

 

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