Plano de Prevenção e Segurança em Eventos e Festivais - O que é? Para que serve? Quem o elabora? [15


A temática da Segurança é algo que vamos aprofundando com o intuito de profissionalizar o setor cultural em Portugal, desde 2015, nomeadamente nos agentes que gravitam à volta dos festivais de música. "Plano de Prevenção e Segurança em Eventos e Festivais" é o próximo módulo formativo e que ganha ainda mais atualidade tendo em conta os recentes acontecimentos pela Europa que obrigam a cuidados acrescidos quando se lida com grandes concentrações de público num mesmo espaço, seja este de entrada controlada ou livre.

A 4ª edição deste módulo está integrada no programa Music Festival Training idealizado pela APORFEST – Associação Portuguesa Festivais de Música, sendo uma ação que foi já premiada com o PRÉMIO FORMA-TE (Criatividade e Inovação na formação) no II Congresso Nacional da Formação Profissional decorrido no ISCTE, em 2015.



Conteúdos

1. Plano de Prevenção e Segurança – O que é? 2. Qual a finalidade da elaboração do Plano de Prevenção e Segurança? 3. Quem faz parte do Plano de Prevenção e Segurança? 4. Entidades oficiais a quem compete dar parecer vinculativo. 5. O papel do Coordenador de Safety & Security na implementação do Plano de Prevenção e Segurança. 6. Responsabilidades do Coordenador de Safety & Security. 7. Legislação aplicável e responsabilidade criminal do promotor.

Público-Alvo

Promotores

Prestadores de serviço de festivais

Municípios

Empresas de Segurança Privada / Vigilância

Entidades com responsabilidade pública em Segurança e Emergência

Metodologia

Exposição oral de conteúdos, referência a exemplos práticos de eventos nacionais e realização de exercício práticos para assimilação de conteúdos

Carga horária

7 horas