Workshop: Direitos de Imagem na Atualidade [1ª edição - 13 de Setembro, Odivelas] Gratuito associado


Muitas dúvidas se colocam na questão dos Direitos de Imagem na atualidade. Estes interferem não só com o proprietário de uma imagem mas também naqueles que nela estão representados - e.g. artistas; personalidades públicas; políticos; animais; instituições públicas/privadas.


Ao longo dos anos fomos escutando preocupações e diferentes percepções entre os seus profissionais e a quem prestam um serviço. Hoje, com a fácil acessibilidade de todos sermos detentores de uma imagem/filmagem ou aparecermos na mesma e com a proliferação de redes sociais, estão a cometer-se vários incumprimentos numa questão celebrada na constituição para nossa proteção.


Quisemos assim trabalhar e apresentar este tema à sociedade, juntamente com um parceiro especializado de fotografia, a Música em DX, para podermos formar perante a legislação atualmente em vigor, a nível global, e também aplicar à realidade dos concertos e festivais.


Conteúdos

Introdução: Qual o panorama da fotografia em Portugal nos seus executantes? Que dúvidas e problemas surgem enquanto fotógrafos perante promotores, público, marcas e normas legais?

1. Direito de autor vs. Direito de Imagem

2. Direitos e Deveres de Imagem

3. Legislação em vigor aplicável e Jurisprudência (Portugal)

4. Redes sociais

5. Fins comerciais de uma imagem

6. Contexto de Espetáculos musicais [concertos e festivais]

7. Estudo de caso


Público-alvo

- Fotógrafos

- Técnicos e Editores de imagem e vídeo

- Meios de comunicação social

- Agências de publicidade e imagem