top of page

Artigo Científico: Efeito do conteúdo publicado nas redes sociais sobre o desempenho comercial de ar

A comunicação de um artista na atualidade, nomeadamente os da área eletrónica, deverá ser exigente e diferenciada nas diferentes redes sociais. Entender o efeito destes conteúdos publicados e medir assim o seu desempenho é o desafio na área científica, ou seja, tornar palpável e tangível algo que muitas vezes não passa de uma percepção.


Este trabalho procurou entender o que caracteriza o desempenho comercial intra e entre artistas musicais e como este desempenho pode ser medido através das diferentes categorias de conteúdo publicado no Instagram (plataforma com maior crescimento de utilizadores no mundo). Para isso foram selecionadas 5940 publicações de 11 artistas de referência mundial (entre janeiro de 2014 e dezembro de 2016 - dois anos) no género EDM (Electronic Dance Music) publicadas nesta redes e verificados os seguintes pontos: vendas musicais, posição do artista em ranking de popularidade e número mensal de espetáculos.


Créditos: Diogo Pereira (Rfm Somnii 2017)


Os resultados das regressões dinâmicas efetuadas apresentaram semelhanças e divergências entre as variáveis que afetam o desempenho intra e entre artista musical, com maior efeito positivo para publicação de fotos com outros artistas (co-branding) sobre o desempenho comercial entre artistas musicais e a publicação de fotos em espetáculos sobre o desempenho comercial intra artistas musicais, além do efeito negativo principal gerado pela publicação de fotos profissionais sobre o desempenho comercial entre artistas. As conclusões apresentam então diretrizes para o planeamento de uma ação de marketing concertada a partir das redes sociais para os agentes e artistas deste estilo musical, dando dados para uma área que necessita de métricas.


Palavras-Chave: Eletronic Dance Music; Conteúdo do Instagram. Desempenho Comercial do Artista Musical; Análise Dinâmica.


Dubois P. (2017). Efeito do conteúdo públicado em mídia social sobre o desempenho comercial de artistas da Eletronic Dance Music (EDM). Universidade de Brasília (tese).

_____________________________

*Este e outros artigos científicos originais disponível aos associados (modalidades: profissionais e empresa/festival) na área reservada.


Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Procura por Tags
Segue-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page