top of page

3 anos de Aporfest

A APORFEST - Associação Portuguesa Festivais de Música cumpriu três anos de atividade e com isso é tempo de perceber o que está feito e o que ainda falta realizar e cumprir.

Quando nos comprometemos a contribuir para o desenvolvimento e profissionalização da área dos festivais de música em Portugal em todos os stakeholders como principal meta nos primeiros anos sabíamos do enorme caminho a percorrer, mas sentimos que é cada vez melhor sucedido, considerando que hoje os métodos de trabalho da área são diferentes e mais conscientes da sua responsabilidade e alcance, sentimos que fomos um desbloqueador de muitos processos (nomeadamente financiamento governamental e municipal para esta área) valorizando ainda mais o papel de quem assume os festivais, nomeadamente o promotor, que é a peça-chave de qualquer festival, mas que só com boas relações com parceiros, patrocinadores, media e prestadores de serviço é que consegue o sucesso junto do seu público e daquele que pretende.


Sabíamos que tínhamos uma enorme dificuldade em colocar tudo em prática e a sua aceitação, pelos principais players instalados ou por entidades governamentais, uma vez que apesar de experiências na área, a equipa de trabalho e orgãos sociais advêm e trabalham noutras áreas. Isso foi um handicap inicial mas hoje uma clara vantagem, uma vez que não temos quaisquer conflitos de interesses, permitindo manter a nossa isenção em todo o tipo de interlocutores, sejam eles pequenos, grandes, novos, nacionais ou internacionais.


Verificamos hoje uma área mais unida, agregativa e agora é possível passar a uma segunda fase, a iniciar para as edições dos festivais de 2018, de clara mitigação e partilha de custos.


Apoiámos juridicamente situações que procuramos evitar que ocorram, colocámos em contacto entidades, criámos conteúdos e compêndios, promovemos primeiras experiência de trabalho na área, capacitámos associados e não associados através de ações formativas próprias ou dadas por especialistas (e.g. contabilidade, gestão ambiental, plano de segurança).


Somos uma associação, procuramos o desenvolvimento e reconhecimento dos nossos associados mas acima de tudo queremos o bem-comum da área dos festivais de música e a sua maior competitividade dentro e fora de portas, fazendo crescer a mesma, também nós crescemos e por isso hoje temos uma comissão consultiva com especialistas de diferentes áreas (e.g. patrocínios, segurança, novas tecnologias).


Temos uma capacidade de resposta e trabalho diário (algo que não existia - um suporte centralizador desta área sempre disponível perante dúvidas de jornalistas, promotores, artistas, empresas) mas muito também temos para melhorar e atingir de futuro, não queremos repetir erros, queremos estar mais próximos do conjunto de associados, reunir mais e ter mais encontros e ir ao encontro do que por eles é o seu desejo.


O Talkfest - International Music Festivals Forum e os Iberian Festival Awards, são os eventos anuais principais e entram agora numa fase de maturação. O primeiro com uma edição otimizada no seu encontro, com mais speakers internacionais e o segundo com mais categorias a concurso, prémios para vencedores nacionais e internacionais e otimização nas candidaturas (e.g. simplicidade; possiblidade de verificação não-dívida) para maior credibilização de todos os envolvidos. Criámos em julho, um Fundo Social, que protege os promotores e intervenientes em festivais e os seus colaboradores e que pode ser utilizado em situações excecionais (na área reservada de associado, é indicado o regulamento do mesmo e os contribuintes deste fundo).


Ficam nestes três anos muitas recordações boas no apoio a festivais e dele retiramos as melhores "imagens" sempre partilhadas nas redes sociais. Obrigado a todos os associados, parceiros e interlocutores com quem partilhamos e realizamos o nosso trabalho e nos dão confiança para atalhar, realizar e fazer cumprir novas metas!


Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Procura por Tags
Segue-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page