Route 91 Harvest Festival - para não esquecer

Num ano em que as considerações sobre segurança junto de festivais foram discutidas, debatidas e preparadas no acesso aos mesmos e na entrada do seu público ou no controlo tráfego rodoviário próximo - a Aporfest elaborou inclusive um Guia para o festivaleiro (ver AQUI), o mesmo termina com um acontecimento trágico.



O tiroteio sobre um dos maiores festivais americanos de country, o The Route 91 Harvest Festival, através de um simples quarto de um dos míticos casinos de Las Vegas (Mandala Bay), desencadeou mais de 60 mortos e 500 feridos. Tudo já foi descrito sobre este incidente, mas o espaço onde decorreu o festival é onde acontecem muitos outros festivais e eventos de grande dimensão ao longo do ano (considerando-se Las Vegas Festival Grounds) e foi lá que o Rock in Rio USA decorreu em 2015.


Em Portugal não existiram incidentes relacionados com segurança do conhecimento público (artistas, staff e público referiram um maior cuidado nas revistas efetuadas pelas forças de segurança nos festivais em que estiveram envolvidos e foi possível observar nos eventos de maior afluência forças policiais mais visíveis e armadas), um país que consegue ser uma referência em todas as áreas - comportamentos aditivos e agora segurança - mas que não está imune a um acontecimento semelhante. Basta pensar quantos festivais conseguem realmente estar isolados e delimitados sem a possibilidade de incidentes que possam ser desencadeados por uma ação idêntica ao ocorrido neste inicio de mês de outubro?


Importa debater esta questão, alterar a definição de budgets para 2018 e disponibilizar mais verbas para esta área (de forma puramente preventiva) mesmo que acarrete menor qualidade artística futura, uma vez que as consequências que poderão surgir caso algo ocorra, seja uma verdade ou uma ameaça (como o decorrido no germânico Rock am Ring) podem tornar-se devastadoras para a imagem e tesouraria de um festival.







Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Procura por Tags
Nenhum tag.
Segue-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE FESTIVAIS DE MÚSICA

Escritório:

Instituto para a Investigação Interdisciplinar | Av. Prof. Gama Pinto 2, 1649-003 Lisboa

 

Telefone: (+351) 217904720

 

E-mail: aporfest@aporfest.pt

www.aporfest.pt

www.facebook.com/aporfest

 

PRÉMIOS, JÚRI & RECONHECIMENTOS

EVENTOS

TF20Prancheta 8.png
IFA2020LOGOSPrancheta 4.png

PROMOTOR

PORTUGUÊS

PRESENÇA & PARCERIAS

46912839_1924384724347850_63050027950030
BIME-PRO-logo-nuevopb.png
expo-sync-lisboapb.png

© 2014-2020 APORFEST