top of page

OPINIÃO: NFC em festivais - uma combinação ideal

O mundo dos festivais de música tem sido, nos últimos anos, alvo de uma revolução tecnológica que tem modificado a forma como se criam e vivem estas experiências. O nome da revolução? Tecnologia RFID / NFC (Near field communication - é por sua vez um subtipo específico de RFID - identificação por radiofrequência). Esta tecnologia contactless, que no universo dos festivais assume a forma de uma pulseira personalizada (que possui um pequeno chip integrado), traz vantagens não só para os festivaleiros mas também para a organização, otimizando os diversos processos que, no seu conjunto, constroem a experiência do festival.


Um exemplo recente desta inovação tecnológica posta em prática foi noo festival Being Gathering 2017, que recorreu a pulseiras NFC e ao serviço beamian - Digital You, na sua vertente Music Festivals Edition, onde se garantiu o fornecimento do serviço end-to-end, incluindo a criação e produção das pulseiras e sua integração com o sistema, e facilitou a entrada de milhares de pessoas com transição de bilhete em papel para a pulseira à entrada do evento. Durante o evento, geriu o controlo de acessos às diversas áreas do festival e outras funcionalidades como a gestão de consumos do staff.



a) O Público agradece

Para os visitantes de festivais, o objetivo é simples - aproveitar ao máximo a duração do evento com o mínimo de preocupações. Com essa máxima em mente para o Being Gathering, que é acima de tudo um evento de bem-estar, música e sustentabilidade, o beamian pôs na mesa o melhor do NFC.

Entre as vantagens que o serviço trouxe aos festivaleiros, podemos contar: entradas mais rápidas e filas mais curtas, dando-lhes mais tempo para apreciar o festival e explorar o espaço; circulação facilitada no recinto, visto que o chip da pulseira está associado à identificação da pessoa e às áreas a que tem acesso; uma segurança acrescida, pois a pulseira tem um fecho de uso único que diminui consideravelmente a probabilidade de ser perdida ou roubada e o chip permite ainda a localização de pessoas no recinto; e também durabilidade, visto que as pulseiras em tecido têm uma resistência superior a um bilhete em papel e duram até depois do evento, tornando-se num símbolo de orgulho que muitos festivaleiros colecionam até nos seus pulsos. Uma funcionalidade que se revelou de grande importância no Being Gathering foi a localização de crianças, tendo havido vários crianças localizadas no recinto com recurso ao chip da sua pulseira.


Paralelamente, os organizadores do evento beneficiaram também de uma panóplia de vantagens que lhes permitiram agilizar processos, otimizar a experiência dos visitantes, e obter várias informações sobre o evento que lhes permitirão melhorá-lo cada vez mais.


b) Redução de custos e gestão facilitada


Graças à existência de um ponto único de controlo, bastando um toque da pulseira no leitor para facilitar a entrada no festival e outras áreas do mesmo, o fluxo de visitantes foi otimizado e os custos reduzidos, sendo necessárias menos despesas a nível de recursos humanos e meios necessários para a entrada no recinto.


Com a criação de pulseiras diferentes para público e staff, foi possível gerir facilmente os consumos de todo o staff, substituindo as tradicionais senhas por um controlo digital - os créditos incluídos nas pulseiras podiam ser trocados por refeições e snacks. Outra possibilidade da tecnologia é organizar um evento verdadeiramente cashless, ao criar uma zona onde os festivaleiros possam carregar previamente dinheiro nas suas pulseiras e efetuar compras dentro do recinto de forma muito mais rápida e sem terem de se preocupar com a possibilidade de perderem o dinheiro ou este ser roubado.


De referir ainda que o serviço é também integrável com outras plataformas, podendo disponibilizar (caso o organizador pretenda centralizar tudo numa única plataforma) um portal de pré-registo/inscrição e/ou compra de bilhetes.



c) Maior segurança e informação em tempo real

A autenticidade dos bilhetes esteve também assegurada visto que, como a pulseira armazena dados sobre o seu portador e tem associado um código de identificação único, não é possível duplicá-la ou passá-la a outra pessoa. A organização teve acesso a estatísticas e informação sobre o evento em tempo real, como por exemplo o número de pessoas que entraram e onde circulavam no recinto, conseguindo assim controlar em tempo real toda a movimentação do evento e os acessos à vila de produção e outras zonas de acesso restrito.



[if gte vml 1]><v:shapetype id="_x0000_t75" coordsize="21600,21600" o:spt="75" o:preferrelative="t" path="m@4@5l@4@11@9@11@9@5xe" filled="f" stroked="f"> <v:stroke joinstyle="miter"></v:stroke> <v:formulas> <v:f eqn="if lineDrawn pixelLineWidth 0"></v:f> <v:f eqn="sum @0 1 0"></v:f> <v:f eqn="sum 0 0 @1"></v:f> <v:f eqn="prod @2 1 2"></v:f> <v:f eqn="prod @3 21600 pixelWidth"></v:f> <v:f eqn="prod @3 21600 pixelHeight"></v:f> <v:f eqn="sum @0 0 1"></v:f> <v:f eqn="prod @6 1 2"></v:f> <v:f eqn="prod @7 21600 pixelWidth"></v:f> <v:f eqn="sum @8 21600 0"></v:f> <v:f eqn="prod @7 21600 pixelHeight"></v:f> <v:f eqn="sum @10 21600 0"></v:f> </v:formulas> <v:path o:extrusionok="f" gradientshapeok="t" o:connecttype="rect"></v:path> <o:lock v:ext="edit" aspectratio="t"></o:lock> </v:shapetype><v:shape id="image12.jpg" o:spid="_x0000_i1025" type="#_x0000_t75" alt="P6278812.JPG" style='width:219pt;height:167.25pt;visibility:visible; mso-wrap-style:square'> <v:imagedata src="file:///C:\Users\Ricardo\AppData\Local\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image001.jpg" o:title="P6278812"></v:imagedata> </v:shape><![endif][if !vml][endif]Com o uso da plataforma no Being Gathering, foi possível a definição de vários grupos de pessoas com diversos perfis de visitante e privilégios distintos (normais, crianças, artistas, staff), o que ajudou a manter as atividades da organização mais articuladas, e que é algo que acaba por transmitir ao público uma credibilidade e eficiência excecionais.


A própria gestão de staff/voluntários é também facilitada pela plataforma, com as pulseiras NFC a identificarem as funções correspondentes e permitindo saber quantos já fizeram check-in e estão no recinto, e possibilitando a gestão de consumos por pessoa ao longo dos dias. Aplicam-se os mesmos benefícios a eventos com áreas e serviços VIP, sendo possível um atendimento mais rápido e eficaz para inscrições VIP, resolução imediata de problemas, e a opção de, por exemplo, fazer um upgrade instantâneo à entrada da zona VIP para decisões de última hora.



d) As pulseiras como elemento de identidade

Uma grande parte da identidade de um evento reside na sua imagem e no estilo que decidem adotar, e o uso de pulseiras personalizadas trouxe a este festival esse elemento unificador. Com diversos estilos e cores a separar as pulseiras de cada grupo (normais, crianças, staff, etc.), as pulseiras NFC foram criadas à medida da personalidade do evento e acabam por se tornar numa lembrança que muitos participantes irão continuar a usar mesmo depois de o evento já ter terminado, o que não só atua como elemento de fidelização (querer colecionar as pulseiras de várias edições do evento), como também aumenta a notoriedade do mesmo.




Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Procura por Tags
Segue-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page