top of page

Workshop "Novos artistas, bandas e dj's - ter o correto acompanhamento de gestão, booking e



Organização

A APORFEST – Associação Portuguesa dos Festivais de Música é a organização representativa da área dos festivais de música em Portugal e internacionalmente, que aposta na representação dos seus associados, no desenvolvimento e investigação na área e na interligação de todos os players do mercado e no apoio da empregabilidade. Existente desde setembro de 2014, tem atualmente mais de 460 associados (divididos por 3 categorias: estudante/ público geral; profissional; empresa/festival) e mais de 50 parceiros nacionais e internacionais, organizando anualmente os eventos Talkfest e Iberian Festival Awards.


Descrição curso

Atualmente, na área dos festivais de música, derivado do aumento de concorrência e competitividade (a nível nacional e internacional), trabalha-se para se distinguir e lutar pelo contínuo aperfeiçoamento da sua produção e dos seus profissionais. Este ponto assume importância nos (grandes) festivais que incluem uma produção muito intensa, dirigida para grandes artistas e interlocutores. É, por isso, cada vez mais difícil novos artistas/dj's conseguirem alcançar esse espaço. Não basta talento, não basta aperfeiçoamento contínuo ou ter uma boa imagem e buzz nas redes sociais. É necessário ser bem assessorado e deixar que o caminho de se estar e atuar nos locais corretos e numa ótica de gestão de carreira a médio prazo (e não apenas no imediato) esteja em consonância com os profissionais de agenciamento, comunicação e booking.


Este conteúdo formatico está incluído no módulo "Music Festival Training" para 2019, uma tipologia formativa já premiada com o "Prémio Forma-te" e que repetimos em virtude dos novos pedidos desde a última edição.


Conteúdo


1. Introdução

- Apresentação formadores

- Visão Geral Agenciamento & Booking

2. Gestão & desenvolvimento de Carreira

- Qual a necessidade de existência de profissionais na gestão de um artista/dj?

- Direitos & Deveres

3. Management

- O papel do manager

- Gestão e captação de talento

- A relação estabelecida com os artistas que gere

4. Agenciamento

- O papel do agente

- Parte passiva na gestão e capitalização do talento [investir até rentabilizar]

- Contratação e comissões nas atuações, em patrocínios e na associação a eventos/marcas

- Gestão individual vs gestão coletiva dos seus artistas

5. Booking

- O papel do booker

- Parte ativa na gestão

- Orçamentação e fee

- Preocupação nacional e tentativa de internacionalização

6. Caso Prático [Let's Get Lost, por Rui Murka]

- Do campo de atuação para o campo de agenciamento

- Sempre disponível 24/24

- Como definir um cachet

- A importância das marcas

- Planificação e gestão de épocas de maior atividade

7. Sugestões de leitura


Destinatários

Bandas, artistas, djs

Managers e outros envolvidos na gestão de festivais e promoção/produção da música em geral

Media partners

Estudantes e Profissionais nas áreas de: gestão, marketing e comunicação

Promotores culturais


Formador Principal

Ricardo Bramão - Fundador e presidente executivo da APORFEST. É também diretor do Talkfest – International Music Festival Forum e dos Iberian Festival Awards. Estas duas atividades são atualmente aquelas a que dedica mais tempo, sendo ainda consultor e formador para vários projetos na área de gestão de recursos humanos (e.g. carreiras, R&S, avaliação desempenho). Formou-se em Psicologia (especialização Recursos Humanos, Trabalho e Organizações) na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e tirou uma pós-graduação de Leadership & Management no ISEG. Lançou, em 2011, o livro “Como Gerir Recursos Humanos com um Baralho de Cartas?” com edições próprias em Portugal, Angola, Moçambique e Brasil e em 2015, a história dos "Festivais de Música em Portugal" retratada ao longo de mais de 40 anos. Em 2016, foi reconhecido no "Círculo de Inovação" como um dos 100 melhores empreendedores jovens de Portugal. É chamado frequentemente para ser júri, orador, cronista ou consultor para diferentes eventos, concursos, meios de comunicação, programas nacionais/internacionais e marcas com a temática dos festivais de música (e.g. EFFE Label, Eurosonic, Figac, Live Event Ticketing).


Formador convidado

Rui Murka - Trabalha na área da música desde 1995, nomeadamente a música electrónica e o hip hop. Tem experiência nas áreas de dj, programador de espaços, lojas de discos, rádio, editoras, produção, management e bookings. Em 2010 fundou a agência Let's Get Lost e já trabalhou com vários artistas: Dj Ride, Beatbombers, Steresosauro, Jimmy P, Valete, Octa Push, Magazino, Kaspar e Yellow.


Metodologia Pedagógica

Demonstrativa e participativa (capacidade exclusiva: 30 alunos)

7 horas

Dia | Horário | Local

Lisboa | Incubadora da Universidade Lisboa | 2 de fevereiro [3ª edição]

9h30-13h00 / 14h00-15h30 Aporfest

15h45-17h45 Rui Murka


Preço

60€ Associados Aporfest | 80€ Normal*

*Desconto inscrição coletiva (5% - 2ª inscrição; 10% - 3ªinscrição)

a) Inscrição só se torna válida após pagamento

b) Pagamento pode ser feito em 2 prestações até ao início do curso

c) Inscrições realizadas até 15 de janeiro têm acesso para o Talkfest'19 (os associados têm acesso extra)


Inclui: Welcome bag + coffee break + certificado + Wifi


Feedback formandos

"Acho bastante interessante o conceito e as formações que oferecem e creio que o convidado foi bastante inspirador" Joana, No Type Records


"O representante da APORFEST ultrapassou todas as expectativas por dominar todos os temas que falou, por ter uma resposta sempre pronta quando lhe eram colocadas questões e por tornar a formação dinâmica e com a participação do público! O convidado trouxe toda uma nova componente prática, falando da sua experiência, o que complementou toda a componente mais teórica apresentada inicialmente. O facto de nos ter mostrado o essencial num manager, com os seus exemplos práticos, tornou a sua apresentação muito aberta e sincera."


Contactos e Inscrições

E-mail: aporfest@aporfest,pt

Site: www.aporfest.pt

ou formulário: Aqui

Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Procura por Tags
Segue-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page