Sagres uniformiza e reforça a sua ativação nos festivais. Entrevista: João Cardoso (Sponsorship Mana

A Sagres é uma das marcas que mais está ligada aos festivais de música portugueses, ajudando em muito no seu apogeu e na vinda dos maiores artistas internacionais. O "Perfil de Festivaleiro e Ambiente Social nos Festivais", estudo da Aporfest através de respostas do seu público, indica sempre a mesma como uma das mais recordadas quando se fala de uma experiência festivaleira. Presente desde os maiores e mais mediáticos festivais a muitos outros como patrocinadores, parceiros e/ou prestador de produto. Se a cerveja é o item mais vendido no interior do recinto de festivais com um público jovem-adult, dee que forma vamos ter a marca no ano de 2018? Falámos com João Cardoso, o atual responsável de patrocínios da Central de Cervejas.

APORFEST: A marca Sagres sempre esteve envolvida nos grandes festivais, desde que estes começaram a profissionalizar-se a meio da década de 90, como tem sido o resultado desse apoio por parte da marca? Que tiram partido por estarem envolvidos nos festivais?

João Cardoso: A Sagres sempre esteve presente no território da música, tal como indicam os estudos de associação a este território, nomeadamente em vários festivais e eventos de Norte a Sul de Portugal, e o resultado é naturalmente positivo a vários níveis.

Destacamos o reforço deste posicionamento com a presença da marca Sagres no festival Nos Alive.



É a melhor forma de se estar perto do público-jovem e que vai em teoria decidir qual a cerveja que o acompanhará para a vida?

Sabemos que a Música é um território com uma grande afinidade para este público-alvo de jovens adultos, quer Portugueses, quer de estrangeiros/turistas que nos visitam para este festival, e não só.


Para 2018 já não se irá sentir a divisão de marcas com responsabilidade da Central de Cervejas. Porque passa a Sagres a estar de forma uniforme associada à música e aos festivais?


Os patrocínios são uma ferramenta de marketing para ser enquadrada de acordo com as expectativas dos nossos consumidores e que respeita o posicionamento e estratégias das marcas, e todos os anos ajustamos o plano de marketing das nossas marcas.



A maior aposta volta a focar-se no Nos Alive com o naming de um palco? Que novidades irão existir e voltarão a surpreender o público e ter o palco como aproveitamento de notoriedade da marca através das celebridades portuguesas?

Achamos que a marca Sagres se enquadra totalmente no Nos Alive. A associação da Sagres é de certa forma natural. Este patrocínio reúne o melhor festival em Portugal (e um d