top of page

Talkfest e Iberian Festival Awards 2018: números e conclusões.

Ocorreu, na pretérita semana, a 7ª edição do Talkfest, com dois dias de atividades que decorreram em Lisboa entre o Fórum Lisboa (Iberian Festival Awards) e o Museu das Comunicações (Conferências, apresentações, seminários, exposições, job fair e encontro de promotores ibéricos).


Os Iberian Festival Awards, depois de edição passada em Barcelona, tiveram um auditório com o dobro da lotação das edições anteriores, para receber mais atuações ao vivo e categorias premiadas. Uma noite para recordar, em que se assitiu a uma sala pronta para aproveitar as atuações ao vivo (Miguel Araújo, Desakato, Madrepaz, Whales, Quartoaquarto e All You Can Swing - com um medley dos melhores artistas mundiais que já pisaram os festivais de música) enquanto eram indicados os vencedores nacionais e ibéricos de um total de 23 categorias.

A noite foi de festa, a gala apenas um pretexto para encontros, reencontros, abraços e reforços de parcerias com o intuito de aumentar a competitividade desta área. Resurrection Fest, Fmm Sines, O Sol da Caparica, Festival Med, Bons Sons, Wam Estrella de Levante e Bilbao BBK Live receberam mais que um galardão. Roberta Medina (vice-presidente Rock in Rio Lisboa) foi indicada também com o prémio Excellence Award pelo trabalho evolutivo do seu projeto a cada edição e que catapulta através da dimensão do mesmo a qualidade dos seus concorrentes e dos stakeholders (e.g. prestadores de serviços - audiovisuais, media partners e parceiros).

O Talkfest foi, uma vez mais, a mostra de discussão dos temas da atualidade que interferem na esfera dos festivais, assim como apresentação de projetos que servem para a otimização de processos nesta área.


Promotores, presidentes, autarcas, artistas, jornalistas e prestadores de serviços juntos dentro e fora dos vários auditórios/salas em prol da aquisição de ferramentas e potenciação da sua rede de contactos. Várias foram as notícias dadas em primeira mão, destacando-se ainda: a apresentação do estudo de caso do Roskilde festival, explicado pela diretora do mesmo, Signe Lopdrup, num festival sem fins lucrativos mas que se profissionaliza baseado num objetico humanitário através dos voluntários; a temática das bilhéticas e em como os festivais portugueses vão evoluir para a aceitação das vendas paralelas e online junto do seu público; as marcas pretendem notoriedade e sabem o buzz que vão ter ao estarem contextualizadas num festival através do impacto da partilha de imagens e vídeos do público nas redes sociais.


Destaque ainda para a apresentação da edição de 2017 do "O perfil do festivaleiro" (estudo da APORFEST) que indicou um aumento do nº de festivais consumidos. Existiram: 4 salas com programação simultânea em todo os momentos (conferências, apresentações profissionais/científicas, seminários); um momento exclusivo só para promotores ibéricos com o objetivo de serem otimizadas sinergias numa distância a dois anos e esteve patente a exposição fotográfica "O poder dos festivais".


A edição de 2019, do Talkfest, está já confirmada para março. O primeiro dia continuará dedicado aos Iberian Festival Awards e o segundo preenchido por um número extenso de atividades com o intuito de se debater e trabalhar o futuro dos festivais em Portugal - uma edição especial, agregativa, que trabalhará a convergência e a divergência de trabalho nos diferentes tipos de festivais (e.g. música, cinema, teatro, literatura, cruzamentos disciplinares).

Deixamos um agradecimento especial aos associados APORFEST (são eles o principal suporte do evento e que fazem com que o evento tenha tido o aumento de qualidade proporcionada nesta edição, pertencendo à associação mais de 75% do custo do evento), aos oradores e moderadores nas várias secções de programação, aos elementos de júri, às bandas que atuaram na Gala, aos sponsors e parceiros (em especial Turismo de Portugal, Turismo de Lisboa e Fundação GDA), staff (próprio e de parcerios como Last Step, Polishows e ECL) e claro, ao público que participou no evento e que esperamos que possam ter adquirido competências e informação para o trabalho deste ano.

NÚMEROS

  • 1150 espectadores: Iberian Festival Awards [dia 1 - 600pax); Talkfest [dia 2 - 550pax]

  • 488 inserções mass media + online (Portugal e Espanha > mês do evento)

  • Transmissões: Gala Iberian Festival Awards (online Antena 3 e Aporfest - direto; Canal 180 - diferido); Final Talkfest'18 para a Prova Oral (Antena 3)

  • 436 entidades presentes (Portugal, Espanha, Brasil, França, Alemanha, Holanda, Canadá, Reino Unido e Dinamarca)

  • 11% estrangeiros Talkfest + 48% estrangeiros Iberian Festival Awards

  • 230 Dormidas específicas em Lisboa - 158 Iberian Festival Awards + 72 Talkfest (room nights calculadas pela presença de júri, staff, speakers, bandas, elementos de festivais e empresas presentes)

  • 82 oradores (14 deles internacionais)

  • 57 sponsors and media partners

OPINIÕES

É um grande orgulho ver esta integração Brasil-Portugal trabalhando em conjunto para conquistar o prêéio de melhor Infraestrutura pelos Iberian Festival Awards!

(Festival Mimo, redes sociais, 17.03.18)


Os grandes eventos fazem-se, constroem-se e partilham-se com todos! Foi com bastante orgulho que recebemos estes prémios e agora partilhamos convosco. O Sol da Caparica venceu ontem três categorias das oito para que estava nomeado na gala Iberian Festival Awards! (O Sol da Caparica, redes sociais, 16.03.18)


A Cision Portugal foi ontem distinguida com o prémio "Best Service Provider" nos Iberian Festival Awards. Obrigado à organização pelo reconhecimento e parabéns a todos os que contribuíram para este sucesso. (Cision, redes sociais, 16.03.18)


A Aporfest está de parabéns pelo trabalho de angariação de sponsors, pois permitiu o conforto de todos/as os/as conferencistas (Música em DX, reportagem, 17.03.18)


A Fundação Inatel a marcar presença no Talkfest - International Music Festivals Forum, o evento que fala e faz mexer os festivais de música (Fundação Inatel, redes sociais, 16.03.18)


A verdadeira razão para vir a Lisboa nesta semana foi participar no Talkfest'18 onde o "No Ar Coquetel Molotov" foi indicado numa das categorias. Mas bem...se ganhei ou perdi o importante é que emoções eu senti. (Jarmeson de Lima - diretor festival No Ar Coqutel Molotov - Brasil, redes sociais, 16.03.18)


Quando estás a trabalhar e a ter, ao mesmo tempo, um momento único (Ana Prata - Last2Ticket, redes sociais, 16.03.18)


De coração cheio! (Isabel Candeias - equipa Edp Cooljazz, redes sociais, 15.03.18)


Grata por tudo! Com vontade de organizar um festival. (Sara Costa - público, redes sociais, 17.03.18)

CONTACTOS

Email: talkfest@talkfest.eu

www.talkfest.eu

Telefone: (+351) 217904720

Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Procura por Tags
Segue-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page