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Artigo Científico: A Influência da responsabilidade social corporativa no processo de tomada de deci

O conceito científico de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) tem recebido um aumento de interesse do lado académico e profissional nos últimos anos. Este ponto deve-se a um exponenciar de reconhecimento que esta área é importante para o estabelecimento de uma imagem positiva junto da sociedade, nomeadamente em contextos mais urbanos e desenvolvidos economicamente.


Muito estudos têm sido feitos associadas ao turismo social e cultural e este teve incidência exclusivamente no contexto de festivais (enquanto fenómeno atual de maior sucesso de celebração cultural), analisando e examinando o comportamento do seu público (denominado "festivaleiro") no que se cinge às intenções e desejos comportamentais relacionados com diferentes valências de RSC - ambiental, social e económica, baseando-se no Modelo "Goal-Directed Behavior" e suas adaptações.


Os resultados foram recolhidos de forma online através de um questionário certificado para o efeito, composto por 33 itens divididos por nove áreas [dicotomia positiva e negativa] - desejo, atitudes, emoções e comportamentos - e que permitiram identificar a tomada de decisão dos festivaleiros e em que tipo de festivais as tomam e porquê.


Créditos: Iolanda Pereira (Comendatio Metal Fest 2018)


As conclusões obtidas poderão servir para medir algo que é por vezes difícil e complexo de o fazer em virtude de ser árduo tornar a RSC em algo tangível. De outra forma, poder transferir e relacionar os resultados para o panorama português é importante para os fazer evoluir de forma rigorosa no futuro quando este conceito se tornar ainda mais importante para a sociedade e impacto mediático criado pela mesma - nessa altura o promotor dos festivais deverá fazer cumprir junto do seu público de forma a criar uma imagem positiva do seu evento.


Palavras-Chave: Comportamento do público, Festivais, Responsabilidade Social Corporativa, Eventos Culturais


Alzghoul, Y. (2017). The Influence of Corporate Social Responsibilityon the Decision-Making Process of Music Festival-Goers: Findings from a Survey-Embedded Experiment, Clemson University.

*Este e os mais recentes artigos científicos originais estão disponíveis aos associados (modalidades: profissionais e empresa/festival) na área reservada.


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