top of page

Festivais académicos - aí estão eles e valem mais que muitos festivais

Quase 30 eventos académicos portugueses (que representam um conjunto de faculdades ou universidades) estão a ocorrer durante o mês de maio - o último termina já com junho no calendário. Todos colocam nos seus cartazes uma sonoridade semelhante mainstream ligada a estilos aglutinadores de consensos entre os jovens (o seu público, seja ele universitário ou não), nomeadamente a eletrónica e o hip-hop. Existem artistas que fazem uma verdadeira tour neste período como os Wet Bed Gang, Karetus ou o dj Mastiksoul.


Os festivais académicos - denominados Queima das Fitas, Semanas Académicas ou outros - são realizados com o intuito de celebrar o encerramento do capítulo básico de ensino superior dos estudantes e servem como a marcação e diferenciação entre o lado estudantil e o ingresso no mercado de trabalho. Ao longo destes dias são feitas exceções, alguns excessos e em muitos locais nem existem aulas neste período. Posto isto, estes eventos funcionam hoje como autênticos festivais (prova disso é a introdução de uma categoria específica nos últimos Iberian Festival Awards), pela estrutura, staff e logística que exigem e que movimentam no seu recinto e à sua volta através da potenciação do negócio de comércio turístico e principalmente a nível de restauração. Por essas razões, pelo dinheiro investido nos seus cartazes e pelo número de público que recebem diariamente funcionam mais como verdadeiros festivais de música do que uma grande fatia de festivais de música formais que identificamos anualmente e que exibem muitos pontos com enorme margem de progressão e profissionalização.


A única dificuldade de encaixe na anterior consideração prende-se com o facto das suas equipas de produção e direção serem voláteis, alterando-se a cada edição e com isso ser difícil adoptar práticas e procedimentos de médio-longo prazo e estabelecerem-se estratégias com o intuito destes se relacionarem com marcas e entidades institucionais que não envolvam a mera transação comercial. A APORFEST participará em alguns destes eventos como a Queima das Fitas de Évora e a Semana Académica de Lisboa - Eferreeeeeeá!



Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Procura por Tags
Segue-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page