top of page

Igualdade de género - headliners nos festivais portugueses

Na atualidade de que se reveste a questão da igualdade do género nos festivais de música, decidimos verificar nos cartazes dos festivais de música com artistas internacionais, quantos cabeças-de-cartaz (e aqui esta consideração baseou-se no posicionamento de slot horárias ou na promoção dada pelo promotor para ser encontrado o principal artista do festival em cada dia) são compostos por artistas no feminino, até ao momento.

Uma análise prévia, que queremos que passe a um estudo mais complexo, com análise de várias variáveis verificamos então que existem apenas 7 casos: Rita Ora (Meo MV); Katy Perry (Rock in Rio), Yasmine Hamdam (FMM Sines); Jessie Ware e Norah Jones (Edp Cooljazz), Nina Kraviz (Lisboa Electrónica) e Lorde (Nos Primavera Sound). Se esta análise considerasse festivais que recebem exclusivamente música portuguesa ou lusófona esta incidência seria superior, devido, em grande parte, aos festivais que recebem artistas de fado, onde a predominância do género feminino é na atualidade claramente superior.


São poucas as bandas com elementos mistos ou com mulheres como vocalistas, sendo o principal exemplo internacional, os Guano Apes que passarão pelo North Music Festival. Desta forma verificamos que apesar da maior incidência de artistas femininos, em nome próprio, do que em anos anteriores será muito complexo atingir-se um equilíbrio nomeadamente em formato banda ou na área eletrónica e mais específicamente no género EDM.


Fica a questão se o problema inerente aos promotores será atribuir quotas mínimas ou se será uma eterna lei de mercado onde a qualidade, quantidade e exigência do público comandará grande parte das decisões?


Créditos: Gil Marques (Bons Sons)





Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Procura por Tags
Segue-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page