Artigo Científico: Festivais e gestão estratégica de RH - uma maneira de superar os desafios económi

Este estudo comporta-se como uma tentativa de verificar e melhorar os problemas administrativos dos festivais de música e assim utilizar o apoio da disciplina de gestão de recursos humanos no real apoio à sua melhoria. Para isso analisou-se o impacto dos festivais de música a nível local e nacional, nomeadamente em época de crise no contexto da Europa do Sul (mais concretamente da Grécia) e das várias ferramentas de Gestão de Recursos Humanos - principios, ideias e definições - que podem otimizar e ser úteis aos festivais - eventos casuísticos mas com semelhantes necessidades de uma comum empresa a nível humano. O Reworks Festival (um dos maiores festivais de música Gregos e com maior transversalidade de alcance de público) foi o alicerce da verificação do estudo, em termos práticos.

Créditos: Hugo Rodrigues (Musa Cascais'2017)


As análises identificaram que as ferramentas de gestão recursos humanos ajudam na estratégia do momento e futuro do festival conseguindo melhorar a sua eficácia quando bem preparadas permitindo atingir mais objetivos - destas ferramentas destaca-se o recrutamento de colaboradores e gestão de carreira dos colaboradores quando previstas várias edições de um mesmo evento. Esta área ganha maior importância na aproximação ao marketing e análise financeira e em momentos de crise, em que na ausência de maior fluxo financeiro este possa ser subsitutido e garantido com motivação e otimização funcional dos colaboradores presentes num festival.


Palavras-Chave: festival de música; impacto económico; gestão recursos humanos; turismo; reworks festival


Markos, K. (2018). Music festivals and strategic human resources management; a way to overcome economic challenges . School of Economics, Business Administration & Legal Studies, Greece.

*Este e os mais recentes artigos científicos originais estão disponíveis aos associados (modalidades: profissionais e empresa/festival) na área reservada.


Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Procura por Tags
Nenhum tag.
Segue-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE FESTIVAIS DE MÚSICA

Escritório:

Instituto para a Investigação Interdisciplinar | Av. Prof. Gama Pinto 2, 1649-003 Lisboa

 

Telefone: (+351) 217904720

 

E-mail: aporfest@aporfest.pt

www.aporfest.pt

www.facebook.com/aporfest

 

PRÉMIOS, JÚRI & RECONHECIMENTOS

EVENTOS

TF20Prancheta 8.png
IFA2020LOGOSPrancheta 4.png

PROMOTOR

PORTUGUÊS

PRESENÇA & PARCERIAS

46912839_1924384724347850_63050027950030
BIME-PRO-logo-nuevopb.png
expo-sync-lisboapb.png

© 2014-2020 APORFEST