Artigo Científico: Selfies e eventos culturais - percepção do fenómeno neste contexto

Este estudo analisa os eventos de massa como os concertos, festivais de música (e.g Primavera Sound), conferências sobre tecnologia e cultura pop (e.g. Barcelona Games World, Comic Con) e eventos com celebridades que se traduzem atualmente em espaços exclusivos para se viver uma experiência única ao vivo. Nestes contextos, a selfie (retrato próprio do portador de uma objetiva) pode ser considerada uma expressão que permite ao seu portador destacar-se e dar uma narrativa documentada da sua vida nas plataformas sociais como o Instagram. Apresenta-se assim uma profunda análise do porquê da emissão de selfies nestes contextos como parte de uma metodologia que inclui dados quantitativos e etnográficos.

Créditos: Jorge Oliveira (Meo Sudoeste'2016)


As análises identificaram: a) a ocorrência das selfies como um fio condutor de vida que funcionam como os álbuns de família nas gerações passadas e que precisam de ser documentadas mas também alvo de feedback (e.g. os likes, os comentários); b) as redes sociais e as suas constantes alterações e funcionalidades transformam também o modo de como passamos a vivenciar estes eventos culturais, sendo hoje mais utilizado o método story (que tem um período de duração único e on time e que não deixa rasto futuro) que o método tradicional; c) os diferentes tipos de eventos albergam tipos diferentes tipos de público com diferentes necessidades mas com uso idêntico no uso e tipologia criadas das selfies; d) a utilização da selfie como um comprovativo que decorre do acesso à cultura atual onde a realidade necessita de provas em virtude de vivermos mais o virtual que o mundo real, agravando-se esta questão nas novas gerações e que trará consequências futuras em termos da incorreta apropriação e vivência da experiência ao vivo.


Palavras-Chave: Selfie, Instagram, Storytelling, Métodos mistos, narrativa, identidade


Cornelio, G. S. & Roig, A. (2018). Selfies and Cultural Events: Mixed Methods for the Study of Selfies in Context. International Journal of Communication 12(2018), 2773–2792

*Este e os mais recentes artigos científicos originais estão disponíveis aos associados (modalidades: profissionais e empresa/festival) na área reservada.


Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Procura por Tags
Nenhum tag.
Segue-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE FESTIVAIS DE MÚSICA

Escritório:

Instituto para a Investigação Interdisciplinar | Av. Prof. Gama Pinto 2, 1649-003 Lisboa

 

Telefone: (+351) 217904720

 

E-mail: aporfest@aporfest.pt

www.aporfest.pt

www.facebook.com/aporfest

 

PRÉMIOS, JÚRI & RECONHECIMENTOS

EVENTOS

TF20Prancheta 8.png
IFA2020LOGOSPrancheta 4.png

PROMOTOR

PORTUGUÊS

PRESENÇA & PARCERIAS

46912839_1924384724347850_63050027950030
BIME-PRO-logo-nuevopb.png
expo-sync-lisboapb.png

© 2014-2020 APORFEST