Workshop “Protocolo e Hospitalidade [Especialização: Eventos culturais]” - Açores - 10ª edição, 15/n


A APORFEST – Associação Portuguesa Festivais Música, continua a promover, em 2019, a temática ligada a questões protocolares e de hospitalidade, por capitais de distrito que ainda não tiveram este conteúdo. O conteúdo formativo será dirigido para os eventos culturais de diferentes domínios artísticos (e.g. música, cinema, gastronomia, teatro, fotografia, festividade) em virtude da sua evolução, especialização e diferenciação que pretendem ter para se afirmarem e projetarem no panorama nacional, cada vez mais competitivo, criando assim uma marca. É um conteúdo que evolui das edições dadas nos anos de 2016 a 2018, com enfoque também no tratamento de convidados nos demais eventos.


Derivado de uma necessidade sentida de associados e muitos agentes culturais, a APORFEST decidiu ir ao encontro destes e potenciar este conteúdo e assim ajudar a informar e estandardizar procedimentos em eventos, nomeadamente cerimónias protocolares que acontecem a nível de instituições publicas (e.g. cerimónias especiais; gestão de sala) ou de hospitalidade mais ligadas a entidades privadas (e.g. recrutamento e formação de hospedeiras), e assim aprimorar a imagem que se pretende ter com todos os stakeholders que estão envolvidos num evento.


O Workshop é composto por duas partes: uma componente teórica com exploração de diferentes tópicos úteis à otimização de processos e eficácia organizacional e uma componente prática proporcionada através de uma análise e estudo de caso na realidade portuguesa, onde os formandos trabalharão em equipa com vista à representação e funcionalidade de uma situação real.


Conteúdos

1.1 A organização, a imagem e o protocolo

1.2 Domínio de regras protocolares

1.3 Protocolo público/institucional vs. Protocolo privado – precedências na lei e precedências de cortesia

1.4 Diferenças culturais e sociais

1.5 Funções de trabalho e divisão de tarefas

1.6 Planeamento e organização de um evento protocolar (Tríade: imprensa, personalidades especiais, entidades governamentais)

2.1 Diferença na recepção de convidados ilustres para eventos culturais (sem protocolo)

2.2. Tarefas e processos a ter em conta no tratamento de público convidado em eventos culturais

2.3 Gestão de convidados (e.g. jornalistas, governo, convidados honra, parceiros, sponsors)

2.4 Zona vip / Backstage

2.5 Formação colaboradores (e.g. hospedeiras)

3. Estu