top of page

Preparação e Gestão Ambiental de Eventos [1 Junho, Lisboa - 3ª edição]


A temática da Sustentabilidade na organização e gestão de um evento, mais do que garantir a salubridade ou o cumprimento de legislação ambiental é reconhecer que os eventos têm, por natureza, impactos positivos e negativos.


Implica ainda que se assuma, voluntariamente, a responsabilidade de potenciar os impactos positivos e gerir adequadamente estes promovendo, sempre que possível, a sua minimização ou eliminação. É uma forma de mitigar a pegada ecológica associada ao evento, de promover o evento associado a uma política positiva de responsabilidade para com as pessoas e com o Ambiente e também uma forma poderosa para comunicar e disseminar o tema da sustentabilidade em todo o mundo.


Com o Programa Sê-Lo Verde promovido pelo Ministério do Ambiente, os festivais de música e agora os demais eventos de massas, procuraram efetivar uma sensibilização eficaz que é agora transversalizada a toda a sua produção. Aplicar Ecologia e Sustentabilidade traz novos custos mas permitirá a médio-longo prazo, com uma boa estratégia, encontrar novas formas de equilíbrio financeiro onde os eventos terão de ser o maior exemplo na aplicação e indução de novos comportamentos.

A 3ª edição deste módulo, chega a Lisboa, e está integrada no programa Music Festival Training idealizado pela APORFEST – Associação Portuguesa Festivais de Música, sendo uma ação que foi já premiada com o PRÉMIO FORMA-TE (Criatividade e Inovação na formação) no II Congresso Nacional da Formação Profissional decorrido no ISCTE, em 2015.



Conteúdos

1. Conceito de Sustentabilidade

2. Planeamento de Eventos Sustentáveis

Local

Transportes

Comunidade

Estruturas: logística, exposição e escritórios

Catering e Restauração

Audiovisuais, Multimédia e Espectáculos

Alojamento

Comunicação

3. Sistemas de Gestão Ambiental

4. Certificação Ambiental

5. Impactos ambientais, económicos e sociais

Água

Bem-estar

Desenvolvimento Local

Energia e Clima

Ética

Qualidade do ar

Resíduos

Ruído

Uso do solo

6. Programa Sê-lo Verde e outras candidaturas

Público-Alvo

Promotores

Prestadores de serviço de festivais

Municípios

Empresas e instituições ligadas ao setor ambiental

Metodologia

Exposição oral de conteúdos, referência a exemplos práticos de eventos nacionais e realização de exercício práticos para assimilação de conteúdos

Carga horária

7 horas

Horário/Local

1 de Junho (10h00/18h00 - c/ 1 hora de almoço)

Incluí: welcome bag + coffee station + certificado participação + wifi

Lisboa (Incubadora da Universidade de Lisboa - Av. Prof. Gama Pinto, 2, 1649-003 Lisboa)

Valor

65€ Associados (PVP 90€)

Inscrições de grupo e protocolos: 5% desconto 2ª inscrição; 10% desconto 3ª inscrição

*valor isento de IVA

**pagamento em duas vezes

Formador

Carolina Ferreira (Eng. do Ambiente / ERP - European Recycling Platform)


Atualmente presente na ERP Portugal / Novo Verde (entidades gestoras de resíduos) no suporte técnico de projetos europeus, auditorias, retomas de resíduos e valorização orgânica apresenta toda uma carreira nesta área tendo passado pela: BioRumo - Consultoria em Ambiente e Sustentabilidade com ação nas escolas; ValorSul (grupo Mota-Engil) como parte integrante de inovação, projetos, análise e reporting ou Instituto da Construção na área de acústica ambiental. A área profissional permitiu assim um conhecimento de vários itens aplicados ao Ambiente que solidificam o Mestrado em Engenharia Ambiental pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e a admissão à Ordem dos Engenheiros.

Inscrições AQUI

*vagas limitadas

Contactos

E-mail: aporfest@aporfest.pt | Site: aporfest@aporfest.pt | Telefone: (+351) 217904720

Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Procura por Tags
Segue-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page