O papel do artwork na promoção dos festivais de música

Ao longo dos últimos anos os festivais de música e outros tipos de eventos têm mudado a sua abordagem relativamente ao público que pretendem impactar. A crescente componente emocional e fonte de valor que transmitem tornou clara a necessidade de elaboração de um evento 360º. Para tal, a identidade visual tem tido um papel-chave, uma vez que marcas, produtos e serviços necessitam cada vez mais de ter uma abordagem e uma comunicação multi-plataforma.


Um dos sonhos de qualquer profissional é ter o seu evento facilmente reconhecido (é fundamental ser associado em qualquer lugar e para qualquer geração), seja pelo nome, diferenciação de conceito (caráter único) ou pela identidade visual, que são duas componentes primordiais e primeiras associações em qualquer comunicação que se produza.


Todo o conjunto de elementos formais que representam visualmente um evento, seja este o seu nome, ideia ou conceito geralmente é tomado por base por um logótipo, seguido de todo o artwork de comunicação em todos os canais. As cores e personagens são atualmente os fatores de diferenciação entre uns eventos e outros.


Tomando por exemplo os cartazes de quatro festivais de música (poderiam obviamente ser mais), relativos aos anos 2018 e 2019. Qual é a história que contam?


O uso da ilustração é algo relativamente novo, mas que pode ser uma “moda” a seguir, pois é um exemplo gráfico, e ainda uma forma de divulgar novos artistas do meio. Seja a banda multi-étnica representada no cartaz do FMM Sines ou o cartaz integral de 5 meses do Somersby Outjazz com toda a sua cor, natureza e representatividade de som que “contam” muito mais que um simples cartaz com os nomes das atuações, quando esse é o fator que menos interessa na experiência deste festival de entrada livre. Apesar de o cartaz ser sempre importante, toda a envolvente cria impacto na mente do festivaleiro e o amor por aquele festival. Nos cartazes dos festivais O Sol da Caparica e Festival F as cores são muito fortes, e as suas ilustrações com tema marinho fazem alusão ao mar, e ao conceito dos festivais em si. Por poucas palavras e alguma criatividade gráfica é possível criar arte e ligação com aqueles que mais vivem estes eventos.


#fmmsines

Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Procura por Tags
Nenhum tag.
Segue-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE FESTIVAIS DE MÚSICA

Escritório:

Rua D. João de Portugal, 19, 1ºEsq.

2800-109 Almada

Portugal

 

Telefone: (+351) 219662573

 

E-mail: aporfest@aporfest.pt

www.aporfest.pt

www.facebook.com/aporfest

 

PRÉMIOS, JÚRI & RECONHECIMENTOS

EVENTOS

TF20Prancheta 8.png
IFA2020LOGOSPrancheta 4.png

PROMOTOR

PORTUGUÊS

PRESENÇA & PARCERIAS

46912839_1924384724347850_63050027950030
BIME-PRO-logo-nuevopb.png
expo-sync-lisboapb.png

© 2014-2020 APORFEST