top of page

O papel do artwork na promoção dos festivais de música

Ao longo dos últimos anos os festivais de música e outros tipos de eventos têm mudado a sua abordagem relativamente ao público que pretendem impactar. A crescente componente emocional e fonte de valor que transmitem tornou clara a necessidade de elaboração de um evento 360º. Para tal, a identidade visual tem tido um papel-chave, uma vez que marcas, produtos e serviços necessitam cada vez mais de ter uma abordagem e uma comunicação multi-plataforma.


Um dos sonhos de qualquer profissional é ter o seu evento facilmente reconhecido (é fundamental ser associado em qualquer lugar e para qualquer geração), seja pelo nome, diferenciação de conceito (caráter único) ou pela identidade visual, que são duas componentes primordiais e primeiras associações em qualquer comunicação que se produza.


Todo o conjunto de elementos formais que representam visualmente um evento, seja este o seu nome, ideia ou conceito geralmente é tomado por base por um logótipo, seguido de todo o artwork de comunicação em todos os canais. As cores e personagens são atualmente os fatores de diferenciação entre uns eventos e outros.


Tomando por exemplo os cartazes de quatro festivais de música (poderiam obviamente ser mais), relativos aos anos 2018 e 2019. Qual é a história que contam?


O uso da ilustração é algo relativamente novo, mas que pode ser uma “moda” a seguir, pois é um exemplo gráfico, e ainda uma forma de divulgar novos artistas do meio. Seja a banda multi-étnica representada no cartaz do FMM Sines ou o cartaz integral de 5 meses do Somersby Outjazz com toda a sua cor, natureza e representatividade de som que “contam” muito mais que um simples cartaz com os nomes das atuações, quando esse é o fator que menos interessa na experiência deste festival de entrada livre. Apesar de o cartaz ser sempre importante, toda a envolvente cria impacto na mente do festivaleiro e o amor por aquele festival. Nos cartazes dos festivais O Sol da Caparica e Festival F as cores são muito fortes, e as suas ilustrações com tema marinho fazem alusão ao mar, e ao conceito dos festivais em si. Por poucas palavras e alguma criatividade gráfica é possível criar arte e ligação com aqueles que mais vivem estes eventos.


 
 
 

Comments


VER MAIS NOTÍCIAS

Procura por Tags
Segue-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA

DE FESTIVAIS DE MÚSICA

Encontre-nos

Praça do M.F.A., 14, 2ºEsq.

2800-171 Almada

Portugal (PT)

 

Fale connosco

(+351) 219 666 016

aporfest@aporfest.pt

JUNTE-SE AO MUNDO

DOS FESTIVAIS | NEWSLETTER

ACOMPANHE TODAS

AS NOVIDADES

  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok
  • LinkedIn
  • Youtube
  • Spotify
Aporfest_logo_transparente2.png

PRÉMIOS, JÚRI & RECONHECIMENTOS

PRESENÇA & PARCERIAS

Erasmus+.png
143_article_logo.jpg
10888870_838817059493271_254950890179575
BIME-PRO-logo-nuevopb.png
expo-sync-lisboapb.png
28947762_812734325517750_152858844746738
46912839_1924384724347850_63050027950030
Ilga portugal.png

© 2014-2025 APORFEST

bottom of page