top of page

Gestão de artistas no mundo da música – mudança de estratégias para uma área em mudança (artigo cien

Atualmente, a gestão artística de artistas musicais tem um significado bastante diferente do que foi há alguns anos atrás. A digitalização, tal como em outras indústrias, mudou e reformulou profundamente o panorama da música (pelo menos a partir da última década). A indústria teve que sofrer obrigatoriamente uma mudança drástica. A queda da venda de álbuns físicos, o aumento da necessidade de novas experiências num contexto de música ao vivo e a digitalização dos artistas através de plataformas como o Youtube ou o Spotify provocaram por consequência também uma mudança no modo da gestão dos mesmos.


O número de seguidores nas redes sociais, o número de views no Youtube ou o número de partilhas atualmente são dados importantes que ditam o sucesso ou o fracasso do artista agenciado. Para conseguir tudo isto é necessária uma gestão eficaz por parte das agências de booking e management. Como é que mudou então o trabalho de um agente desde que a digitalização “tomou de assalto” a indústria da música?

Créditos: Aporfest (Hares Pascoal / João Azevedo)


No estudo em análise foram realizadas entrevistas a profissionais da indústria musical e aplicada a teoria de gestão generalizada para analisar o funcionamento desta área profissional. A partir dos seus resultados foram delineadas algumas semelhanças e diferenças entre a indústria da música e outras indústrias semelhantes no que concerne à gestão de talentos.


Quais são os requerimentos para um bom manager? Diferenciando-se de outras indústrias, a indústria musical é focada numa relação bastante pessoal entre o manager e o agenciado. Todo o processo da criação de tal relação é algo que tem que ser constantemente trabalhado, de forma a criar uma empatia e proximidade. Apesar da proximidade com o modelo de gestão comum, a gestão artística não segue a maioria das “regras” que podem ser consideradas pré-estabelecidas em outros modelos de gestão. A melhoria da carreira dos artistas que albergam “debaixo da sua asa” é um importante motivador e a principal ideologia que seguem no seu método de trabalho.


Palavras-Chave: Digitalização, Gestão artística, Proximidade, Mudança


*Este e os mais recentes artigos científicos originais estão disponíveis aos associados (todas as modalidades) na área reservada.


VER MAIS NOTÍCIAS

Procura por Tags
Segue-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA

DE FESTIVAIS DE MÚSICA

Encontre-nos

Praça do M.F.A., 14, 2ºEsq.

2800-171 Almada

Portugal (PT)

 

Fale connosco

(+351) 219 666 016

aporfest@aporfest.pt

JUNTE-SE AO MUNDO

DOS FESTIVAIS | NEWSLETTER

ACOMPANHE TODAS

AS NOVIDADES

  • Instagram
  • Facebook
  • Threads
  • LinkedIn
  • Youtube
  • Spotify
Aporfest_logo_transparente2.png

PRÉMIOS, JÚRI & RECONHECIMENTOS

PRESENÇA & PARCERIAS

Erasmus+.png
143_article_logo.jpg
10888870_838817059493271_254950890179575
BIME-PRO-logo-nuevopb.png
expo-sync-lisboapb.png
28947762_812734325517750_152858844746738
46912839_1924384724347850_63050027950030
Ilga portugal.png

© 2014-2025 APORFEST

bottom of page