top of page

Novas ideias para rentabilizar um festival? Sim, é possível [exemplo: It's Happening]

Já foi há quase um ano que ocorreu a primeira edição do It's Happening, um festival realizado pela Arte Viral e que se debateu com a problemática da generalidade dos festivais para um público alternativo (amante de música indie) - como criar uma rentabilidade do próprio (ou pelo menos o equilíbrio financeiro de despesas e receitas) e como fazer com que o público valorize os artistas do alinhamento e sinta conforto em pagar para os ver?


Duas perguntas que os promotores se debatem e que têm dificuldade em encontrar respostas satisfatórias para implementação de soluções positivas no curto prazo, sem ser com a desculpa de que se tem que educar o público e este saber valorizar um produto e pagar por ele, uma coisa que é sempre vista a longo prazo e que parece distante. Perante isto nasce uma terceira questão: como criar um festival com o objetivo deste se repercutir no tempo de forma sustentável?


A organização do It's Happening, dentro do albergue da Arte Viral e associação de apoio a novos artistas, conseguiu responder a estas perguntas criando uma 1ª edição com artistas "desconhecidos" do público (e.g. música, escultura, pintura, artesanato) e deu-os a conhecer na Escola Artística António Arroio (lugar que se alinha por uma igual filosofia com o promotor) sendo que a premissa era de que o festival tinha uma entrada em que 50% do valor revertia para os artistas e desses 50% o público podia escolher em específico a quem dar esse valor. Uma forma que motivou os artistas (mantiveram-se em todo o tempo do festival, mesmo fora das suas atuações para ver no final o dinheiro que conseguiram angariar) que chamaram amigos, familiares e toda uma comunidade. O resultado foi uma surpresa para todos (e.g. produção, nós enquanto parceiros, prestadores de serviço e escola) com um festival cheio em diferentes momentos com muita gente a querer doar mais dinheiro para os artistas mesmo após pagar a sua entrada.


O conceito cresceu e quer ser transversalizado e a próxima edição já está marcada para 2020, e queremos continuar a fazer parte enquanto Aporfest!




Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Procura por Tags
Segue-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page