top of page

Novas ideias para rentabilizar um festival? Sim, é possível [exemplo: It's Happening]

Já foi há quase um ano que ocorreu a primeira edição do It's Happening, um festival realizado pela Arte Viral e que se debateu com a problemática da generalidade dos festivais para um público alternativo (amante de música indie) - como criar uma rentabilidade do próprio (ou pelo menos o equilíbrio financeiro de despesas e receitas) e como fazer com que o público valorize os artistas do alinhamento e sinta conforto em pagar para os ver?


Duas perguntas que os promotores se debatem e que têm dificuldade em encontrar respostas satisfatórias para implementação de soluções positivas no curto prazo, sem ser com a desculpa de que se tem que educar o público e este saber valorizar um produto e pagar por ele, uma coisa que é sempre vista a longo prazo e que parece distante. Perante isto nasce uma terceira questão: como criar um festival com o objetivo deste se repercutir no tempo de forma sustentável?


A organização do It's Happening, dentro do albergue da Arte Viral e associação de apoio a novos artistas, conseguiu responder a estas perguntas criando uma 1ª edição com artistas "desconhecidos" do público (e.g. música, escultura, pintura, artesanato) e deu-os a conhecer na Escola Artística António Arroio (lugar que se alinha por uma igual filosofia com o promotor) sendo que a premissa era de que o festival tinha uma entrada em que 50% do valor revertia para os artistas e desses 50% o público podia escolher em específico a quem dar esse valor. Uma forma que motivou os artistas (mantiveram-se em todo o tempo do festival, mesmo fora das suas atuações para ver no final o dinheiro que conseguiram angariar) que chamaram amigos, familiares e toda uma comunidade. O resultado foi uma surpresa para todos (e.g. produção, nós enquanto parceiros, prestadores de serviço e escola) com um festival cheio em diferentes momentos com muita gente a querer doar mais dinheiro para os artistas mesmo após pagar a sua entrada.


O conceito cresceu e quer ser transversalizado e a próxima edição já está marcada para 2020, e queremos continuar a fazer parte enquanto Aporfest!




 

VER MAIS NOTÍCIAS

Procura por Tags
Segue-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA

DE FESTIVAIS DE MÚSICA

Encontre-nos

Praça do M.F.A., 14, 2ºEsq.

2800-171 Almada

Portugal (PT)

 

Fale connosco

(+351) 219 666 016

aporfest@aporfest.pt

JUNTE-SE AO MUNDO

DOS FESTIVAIS | NEWSLETTER

ACOMPANHE TODAS

AS NOVIDADES

  • Instagram
  • Facebook
  • Threads
  • LinkedIn
  • Youtube
  • Spotify
Aporfest_logo_transparente2.png

PRÉMIOS, JÚRI & RECONHECIMENTOS

PRESENÇA & PARCERIAS

Erasmus+.png
143_article_logo.jpg
10888870_838817059493271_254950890179575
BIME-PRO-logo-nuevopb.png
expo-sync-lisboapb.png
28947762_812734325517750_152858844746738
46912839_1924384724347850_63050027950030
Ilga portugal.png

© 2014-2025 APORFEST

bottom of page