Artigo Científico: Análise dos estilos de liderança dos promotores e variação de atitudes obtidas pelos voluntários

07/11/2019

A temática da liderança é considerada um campo complexo e diversificado do conhecimento dos indivíduos. Principalmente nas organizações multifacetadas, em ritmo acelerado e em constante mudança, a liderança é crucial para o crescimento e o sucesso organizacional. Os eventos refletem esse tipo de ambiente negocial e o rápido crescimento e expansão nos eventos é reflectida mesmo a nível de literatura académica, onde vários autores de renome debatem estes temas.

 

Os Líderes  mexem diretamente com os resultados organizacionais através do seu estilo de gestão. A liderança tem então um impacto claro no sucesso dos eventos. No entanto, as pesquisas sobre liderança no contexto de eventos até ao momento, ainda são escassas. Quanto ao voluntariado em eventos, diz-se serem uma das principais características distintivas dos mesmos. Os voluntários adstritos a um evento são diferentes dos funcionários permanentes (ou a contrato), pois o compromisso é tipicamente de curto prazo e episódico, em oposição ao desenvolvimento de um relacionamento com uma organização por um período mais longo.

 

Créditos fotografias: Vera Fertuzinhos/Andreia Safin

 

 

A autora, do estudo aqui apresentado, refere que o setor de eventos tem vindo a experienciar um rápido crescimento na última década, com a liderança a ser cada vez mais reconhecida como uma competência essencial dos event managers. A necessidade de liderança eficaz em ambientes de eventos contemporâneos está a tornar-se a cada dia mais crucial como variável para o sucesso organizacional.  A vantagem competitiva é obtida quando os voluntários são formados efetivamente.

 

Em suma, os event managers devem adoptar predominantemente um estilo transformacional de liderança; no entanto, devem ser flexíveis nessa abordagem, adoptando outros estilos transformacionais e liderança transacional, quando apropriado.

 

Em conclusão, o uso de voluntários nos eventos é cada vez mais uma realidade presente, mas é necessária a devida formação e apoio, para não ser trabalho em vão que contrarie a sua lógica de utilidade. Os “líderes”, aqui promotores,  têm cada vez mais uma maior contribuição para a correta gestão de equipas, assim como para o desenvolvimento e crescimento dos eventos em causa, até porque aqui ao contrário das empresas comuns não há espaço para erro e uma nova oportunidade de moldar o tipo de "liderança".

 

Palavras-Chave: Liderança, Voluntariado, Eventos.

 

 

*Este e os mais recentes artigos científicos originais estão disponíveis aos associados na área reservada.

Please reload

Notícias em destaque

TALKFEST'20 | Quarta vaga de oradores; Falta uma semana para o fim das candidaturas aos Iberian Festival Awards

November 13, 2019

1/10
Please reload

Notícias recentes
Please reload

Arquivo
Please reload