Formação: "Saúde em Eventos e Festivais: regras e procedimentos, operacionalização e adaptação



Organização


A APORFEST – Associação Portuguesa dos Festivais de Música é a organização mais representativa da área dos festivais de música em Portugal, que aposta na representação dos seus associados, no desenvolvimento e investigação na área, na sua regulamentação e certificação assim como na interligação de todos os players do mercado e no apoio da empregabilidade. Existente desde setembro de 2014, tem atualmente mais de 620 associados (divididos por 3 categorias: estudante/ público geral; profissional; empresa/festival) e mais de 70 parceiros nacionais e internacionais, organizando os eventos Talkfest e Iberian Festival Awards.



Descrição curso


O número de festivais de música, festividades e demais espetáculos e eventos culturais cresce exponencialmente em Portugal, a cada ano, uma tendência nacional e global, potenciada por entidades privadas, públicas, municipais e associativas, que só foi travada pela atual situação pandémica global.

Acompanhar e cumprir as obrigações básicas nesta área – em termos de saúde - assim como os cuidados a ter na sua preparação é complexo, mas importante e primordial a quem é responsável ou delega na sua organização. Uma ação que não pode ser tida em conta apenas por eventos de grande dimensão ou mediáticos, mas todo o tipo de eventos.

Assim surge uma nova necessidade de gestão de um evento – para o cumprimento e constante atualização de procedimentos e alteração às regras na área da saúde que impõe novos elementos de equipa e um trabalho intenso de forma a poder receber o público no futuro e saber atuar sobre o mesmo em questões de saúde. Como preparar a receção do público? Como agir em caso de emergência? Como prevenir situações de risco? Como unir todas as entidades responsáveis nesta área? Que leis devo seguir? São algumas das perguntas a ser trabalhadas nesta ação.

Este módulo, está integrado no programa certificado Music Festival Training idealizado pela APORFEST – Associação Portuguesa Festivais de Música, sendo uma ação que foi já premiada com o PRÉMIO FORMA-TE (Criatividade e Inovação na formação) no II Congresso Nacional da Formação Profissional decorrido no ISCTE, em 2015.

Um módulo criado pela Aporfest, através da verificação de uma necessidade dos profissionais da indústria ligada a eventos (e.g. promotores, municípios, técnicos, prestadores de serviços), na perspetiva coletiva e individual e assim dotá-los de informação, conhecimentos e ferramentas para a sua ação e trabalho de preparação de eventos já em 2021.



Conteúdo


Saúde em Eventos – o que abrange em termos teórico-práticos;


“Estado da arte” na área da saúde para eventos – regras, procedimentos, plano de emergência, legislação em geral e orientações para infeções Sars-Cov-2;


Planeamento do evento com regras e procedimentos validados na área da saúde;


Adaptação Covid-19 – O que fazer? Como atuar agora, até final da pandemia e pós-pandemia?


Case-studies: Comparação entre Portugal e outros países nesta aplicação; casos de (in)sucesso;

</