ACADEMIA / FORMAÇÃO: Curso "Music Festivals Management" - 8ª edição (17-22 janeiro, edição especial)

A criação deste curso nasceu da necessidade de valorização dos profissionais e stakeholders na área dos festivais e eventos culturais na atualidade. Numa época de importância, relevância e mediatismo desta área é de extrema importância certificar e diferenciar estes profissionais no panorama português.
Um curso idealizado pela APORFEST - Associação Portuguesa Festivais de Música com enfoque em conteúdos teórico-práticos (e.g. estudos de caso) com o intuito de ter os alunos em sala mas também em experiências imersivas junto de festivais em formato estágio ou acesso aos mesmos. Ao longo dos anos esta ação formativa teve ações abertas ao público geral mas também ações especiais junto de entidades académicas (e.g. ISEG, Univ. Europeia). Cada edição tem conteúdos que se mantêm e conteúdos novos, num modelo de elasticidade e que acompanha as tendências e necessidades do setor.
A 8ª edição deste curso está integrada no programa Music Festival Training idealizado pela APORFEST – Associação Portuguesa Festivais de Música, sendo uma ação que foi já premiada com o PRÉMIO FORMA-TE (Criatividade e Inovação na formação) no II Congresso Nacional da Formação Profissional decorrido no ISCTE, em 2015.
"Bons profissionais com conhecimento prático sobre o que ensinaram e por isso estou muito satisfeito"
Miguel Rocha (Aluno 3ª edição)
"Esta ação permitiu-me perceber a "engrenagem" necessária à realização de festivais de musica abordando temas como concepção, planeamento, comunicação, segurança e organização. Obrigado pelo vosso entusiasmo e empenho e continuação de bom trabalho... o público agradece"
João Leitão (Aluno 3ªedição)
"Adquiri os conhecimentos que necessitava para uma eficaz organização de festivais de música, como sobre os eventos em geral e todos os parceiros envolvidos"
Rute Sousa (Aluna 4ª edição)
"Muito boa esta ação, uma boa surpresa, recomendarei... e considero que devam manter e estimular todos os alunos com estes conteúdos"
José Gomes (Aluno 6ªedição)
"Vale muito a pena investir neste curso. Excelente organização. Excelentes formadores, com conteúdos bem trabalhados. É uma semana intensa, onde além de se aprender bastante, criam-se laços profissionais e de amizade. Espero voltar numa próxima edição!
André Nelas (Aluno 6ªedição)
Objetivos
a) abordar, debater e aprimorar os conceitos fundamentais da gestão aplicada aos eventos culturais;
b) analisar o atual estado desta atividade de negócio numa vertente técnica e científica, com enfoque na gestão, marketing, internacionalização, comunicação e inovação aplicada a diferentes organizações e realidades;
c) favorecer um debate e um conjunto de ideias para desafios futuros, no sentido de criar e potenciar energias entre todos os envolvidos;
d) promover um espaço de contacto entre todos numa vertente B2B;
e) responsabilizar os alunos com a transmissão de conhecimento e fazer destes agentes de mudança e melhoria do setor
f) trabalhar conteúdos teóricos e técnicos adaptados à atualidade
Competências a adquirir
a) domínio da gestão global em festivais de música e as disciplinas fulcrais atuais para um projeto ser bem-sucedido;
b) domínio de ferramentas para o correto estabelecimento de relações a nível de apoios, patrocínio e lado institucional assim como transmissão de conteúdos ao público
Público-Alvo
Promotores
Colaboradores de Municípios
Prestadores de serviço especializado em festivais
Marcas parceiras e patrocinadoras em festivais
Profissionais na área de: gestão, marketing, turismo, análise financeira, inovação e comunicação
Artistas, Managers e outros envolvidos na gestão de festivais e promoção da música
Bandas, artistas e suas equipas de trabalho
Media partners
Empreendedores
Estudantes
Metodologia
a) Exposição oral de conteúdos
b) Referência a exemplos práticos de eventos / estudos de caso
c) Realização de exercício práticos para assimilação de conteúdos
d) Aplicação prática em estágio
Disciplinas e Formadores já confirmados
17/jan (18h00-22h00) | Gestão de Emergência em Eventos
(por Teresa Fonseca - Diretora Ponto d'Observação, Consultora área Planeamento de Emergência em Eventos, Professora)
18/jan (18h00-22h00) | O lado técnico da produção artística em festivais (e.g. alinhamentos, riders, som/luz, gestão de horários; otimização material)
(por Francisco Grilo - Diretor Aplauso, Especialista na Produção e concepção técnica de espectáculos há mais de 20 anos)
19/jan (18h00-22h00) | A sustentabilidade na área dos eventos - (in)eficácia e compromisso para 2030
(por Inez Aires - Founder Zerowastlab / Boom Festival)
20/jan (18h00-22h00) | Marketing e os números: convencer público, imprensa, parceiros e cativar patrocínios
(por Uriel Oliveira - Diretor de operações da empresa Cision em Portugal, Professor)
21/jan (18h00-22h00) | Implementação de um festival com sucesso junto do seu público e stakeholders
(por Gonçalo Camacho - promotor de eventos e diretor do Festival Summer Opening)
22/jan (09h00-13h00) | Formar a imagem do/no festival: branding, gestão redes, criatividade - promotor vs. patrocinador
(por Sandra Silveira - Partner Mustard e Diretora da KICO - Kids Communication Agency)
22/jan (14h00-17h00) | Gestão de Carreira e Emrpegabilidade na complexidade da área de eventos
(por Ricardo Bramão - Diretor Aporfest, Talkfest e Iberian Festival Awards)
Carga horária
a) Teoria - 24 horas
b) Atelier prático e motivacional - 3 horas
c) Opcional - Estágio em contexto de festival/promotora no ano civil de 2022 - a definir pela disponibilidade aluno e promotor (mínimo 40 horas)
Horário/Local
17-21 janeiro 2022 (18h00/22h00) - Online
22 janeiro 2022 (9h00-13h00 / 14h00-17h00) - Online
Trabalho final individual para participação de Estágio (entrega até 19/fev) - lista de possibilidades dada no início do curso)
Inclui
> Material formando: Welcome bag + Password acesso ao curso via Zoom (enviado na semana do curso) + certificado
> Acesso 2 eventos pro: Talkfest - International Music Festivals Forum e Iberian Festival Awards (25 - 26 março 2022)
> Acesso eventto à escolha entre as opções: Festival Authentica (escolha dia); Misty Fest (escolha concerto) ou Festival Repasseado (escolha dia).
Valor
149€ - Associados [Low cost - 99€ - nas primeiras 15 inscrições]
199€ - Público em geral [Low cost - 149€ - nas primeiras 15 inscrições]
59€ - Aquisição de Módulos/Disciplinas Individuais para alunos de anteriores edições
*Descontos: Protocolos e parcerias - 10%; Inscrições de grupo - 5% - 2ª inscrição; 10% - 3ª inscrição
**Valor isento de IVA
***Possibilidade de pagar num máximo de 3 prestações
Vagas
35
Associado e público em geral - AQUI
Contactos
E-mail: aporfest@aporfest.pt
Site: aporfest@aporfest.pt
Telefone: (+351) 217904720
#aporfest #musicfestivalsmanagement #academia #cultura #festivais