ACADEMIA / FORMAÇÃO: Curso "Music Festivals Management" - 7ª edição (8-13 março, edição especial)

A criação deste curso nasce da necessidade de valorização dos profissionais e stakeholders na área dos festivais e eventos culturais na atualidade. Numa época de importância, relevância e mediatismo desta área é de extrema importância certificar e diferenciar estes profissionais no panorama português.
Um curso idealizado pela APORFEST - Associação Portuguesa Festivais de Música com conteúdos teórico-práticos (e.g. estudos de caso) com o intuito de ter os alunos em sala mas também em experiências imersivas junto de festivais em formato estágio. Ao longo dos anos esta ação formativa teve ações abertas ao público geral mas também ações especiais junto de entidades académicas.
A 7ª edição deste curso está integrada no programa Music Festival Training idealizado pela APORFEST – Associação Portuguesa Festivais de Música, sendo uma ação que foi já premiada com o PRÉMIO FORMA-TE (Criatividade e Inovação na formação) no II Congresso Nacional da Formação Profissional decorrido no ISCTE, em 2015.
"Bons profissionais com conhecimento prático sobre o que ensinaram e por isso estou muito satisfeito"
Miguel Rocha (Aluno 3ª edição)
"Esta ação permitiu-me perceber a "engrenagem" necessária à realização de festivais de musica abordando temas como concepção, planeamento, comunicação, segurança e organização. Obrigado pelo vosso entusiasmo e empenho e continuação de bom trabalho ... o público agradece"
João Leitão (Aluno 3ªedição)
"Adquiri os conhecimentos que necessitava para uma eficaz organização de festivais de música, como sobre os eventos em geral e todos os parceiros envolvidos"
Rute Sousa (Aluna 4ª edição)
"Muito boa esta ação, uma boa surpresa, recomendarei... e considero que devam manter e estimular todos os alunos com estes conteúdos"
José Gomes (Aluno 6ªedição)
"Vale muito a pena investir neste curso. Excelente organização. Excelentes formadores, com conteúdos bem trabalhados. É uma semana intensa, onde além de se aprender bastante, criam-se laços profissionais e de amizade. Espero voltar numa próxima edição!
André Nelas (Aluno 6ªedição)
Objetivos
a) abordar, debater e aprimorar os conceitos fundamentais da gestão aplicada aos eventos culturais;
b) analisar o atual estado desta atividade de negócio numa vertente técnica e científica, com enfoque na gestão, marketing, internacionalização, comunicação e inovação aplicada a diferentes organizações e realidades;
c) favorecer um debate e um conjunto de ideias para desafios futuros, no sentido de criar e potenciar energias entre todos os envolvidos;
d) promover um espaço de contacto entre todos numa vertente B2B;
e) responsabilizar os alunos com a transmissão de conhecimento e fazer destes agentes de mudança e melhoria do setor
f) trabalhar conteúdos teóricos e técnicos adaptados à atualidade
Competências a adquirir
a) domínio da gestão global em festivais de música e as disciplinas obrigatórias para um projeto ser bem-sucedido;
b) domínio de ferramentas para o correto estabelecimento de relações a nível de apoios, patrocínio e lado institucional assim como transmissão de conteúdos ao público
Público-Alvo
Promotores
Colaboradores de Municípios
Prestadores de serviço especializado em festivais
Marcas parceiras e patrocinadoras em festivais
Profissionais na área de: gestão, marketing, turismo, análise financeira, inovação e comunicação
Artistas, Managers e outros envolvidos na gestão de festivais e promoção da música
Bandas, artistas e suas equipas de trabalho
Media partners
Empreendedores
Estudantes
Metodologia
Exposição oral de conteúdos, referência a exemplos práticos de eventos, realização de exercício práticos para assimilação de conteúdos e aplicação prática em estágio
Disciplinas e Formadores já confirmados
8/mar (18h00-22h00)
Gestão de Emergência em eventos
(por Teresa Fonseca, Ponto D'Observação)
9/mar (18h00-22h00)
Como conciliar a gestão de um projeto cultural e manter o lado artístico a longo prazo
(por Filipe Collaço - agente ACI e Filipe Karlsson - artista)
10/mar (18h00-22h00)
Event Planning Introduction
(por Francisco Ribeiro, Engenheiro Produção - Storm Productions e North Music Festival)
11/mar (18h00-22h00)
Implementação de um festival com sucesso junto do seu público e stakeholders
(por Jorge Silva, diretor Bons Sons)
12/mar (18h00-22h00)
Marketing & Comunicação 360º - Caso prático Festival Musa Cascais
(por Pedro Guilherme, diretor)
13/mar (9h00-13h00)
Criação de parcerias e obtenção de patrocínios em eventos culturais
(por Jordi Lauren, Playplan - orador internacional
13/mar (14h00-18h00)
Gestão de Carreira
(por Ricardo Bramão, diretor Aporfest)
Carga horária
Teoria - 24 horas
Atelier prático e motivacional - 4 horas
Estágio em contexto de festival - a definir pela disponibilidade aluno e promotor (mínimo 40 horas)
Horário/Local
08-12 março (18h00/22h00) - Online
13 março (9h00-13h00 / 14h00-18h00) - Online
Trabalho final individual para participação de Estágio (entrega até 25/mar) - lista de possibilidades dada no início do curso)
Inclui
> Welcome bag + Password de acesso ao curso via Zoom (enviado na semana do curso) + certificado
Valor
149€ - Associados
199€ - Público em geral
59€ - Aquisição de Módulos/Disciplinas Individuais para alunos de anteriores edições
*Descontos: 10% protocolos e parcerias
**Inscrições de grupo: 5% - 2ª inscrição; 10% - 3ª inscrição)
***Valor isento de IVA
****Possibilidade de pagar num máximo de 2 prestações
Vagas
30
Associado e público em geral - AQUI
Contactos
E-mail: aporfest@aporfest.pt
Site: aporfest@aporfest.pt
Telefone: (+351) 217904720