top of page

Artigo Científico: O consumo e aceitação de experiências em festivais de música eletrónica

É tema central de diversas discussões entre diversos promotores, produtores e programadores em anos recentes, o de como otimizar (e até diferenciar) os conceitos dos festivais de modo a proporcionar uma experiência única e apetecível ao público consumidor.

Certo é que determinados estilos musicais têm fanbases mais propicias a este fenómeno, mas coloca-se a possibilidade de adaptação a cada segmento do mercado dos festivais.


O artigo científico "The paths of experience consumption in the rituals of the electronic music festivals" (de Fevereiro de 2023) escrito por Priscila Cembranel, Flavio Ramos, Micheline de Oliveira e Robson de Faria Silva, analisa este fenómeno com foco específico nos festivais de música eletrónica que ocorrem no Brasil.


Com uma recolha de dados feita através de relatórios e diários de campo, bem como de interações e recolha de testemunhos de participantes nos eventos, o artigo explora como se desenvolve esta noção de consumo de experiências, e como estas podem transcender o campo do tangível e palpável. Com análises na ótica da psicologia, filosofia, etnologia e antropologia, é um texto científico que visa dar uma perspetiva informada e completa da temática que se propõe a abordar.


Um excelente artigo, que se alinha com festivais de conceito e/ou de nicho, e festivais que pretendem criar uma atmosfera, oferecendo uma experiência social e cultural distinta e completa. Seja através de aspetos de programação, com cartazes temáticos ou até mesmo de elementos de produção, como a escolha dos espaços e decoração onírica e envolvente. Abrange também certas interações e hierarquias sociológicas estabelecidas entre organização e público consumidor, que do ponto de vista da sociologia, do marketing e da psicologia são de bastante utilidade a qualquer promotor que pretenda aprimorar o conceito do seu evento, de modo a oferecer uma experiência única ao seu público num mercado cada vez mais competitivo.

Créditos: Jardim Sonoro/Foto Facebook Jardim Sonoro

O artigo completo estará disponível na área reservada aos associados (de todas as modalidades), para consulta e/ou download.


Keywords: Electronic Music Festivals; Ritual; Experience consumption; Ethnography.

 
 
 

Comments


VER MAIS NOTÍCIAS

Procura por Tags
Segue-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA

DE FESTIVAIS DE MÚSICA

Encontre-nos

Praça do M.F.A., 14, 2ºEsq.

2800-171 Almada

Portugal (PT)

 

Fale connosco

(+351) 219 666 016

aporfest@aporfest.pt

JUNTE-SE AO MUNDO

DOS FESTIVAIS | NEWSLETTER

ACOMPANHE TODAS

AS NOVIDADES

  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok
  • LinkedIn
  • Youtube
  • Spotify
Aporfest_logo_transparente2.png

PRÉMIOS, JÚRI & RECONHECIMENTOS

PRESENÇA & PARCERIAS

Erasmus+.png
143_article_logo.jpg
10888870_838817059493271_254950890179575
BIME-PRO-logo-nuevopb.png
expo-sync-lisboapb.png
28947762_812734325517750_152858844746738
46912839_1924384724347850_63050027950030
Ilga portugal.png

© 2014-2025 APORFEST

bottom of page