O mundo cabe novamente em Loulé para o Festival Med e a Aporfest vai lá estar
De 30 de junho (5ªfeira) até 3 de julho (domingo) ocorre o regresso do Festival Med. A 18ª edição traz ainda mais artistas, a grande maioria internacionais. A APORFEST estará a moderar a conferência no Open Day - dia de entrada livre e multidisciplinar para um público familiar.
A APORFEST estará novamente presente no evento, moderando a conferência "Sustentabilidade Ambiental nos Festivais de Música". Ao ocorrer num dos festivais que anualmente vai introduzindo inovações a nível de sustentabilidade (e.g. copo reutilizável; disponibilização papeleiras e eco-cinzeiros; distribuidores de água da rede ao longo do recinto; utilização energia fotovoltaica ao dispor dos vários espaços do recinto) importa perceber se, após esta paragem forçada de dois anos, este enfoque na sustentabilidade continua a ser primordial e qual o atual estadio no setor dos festivais. O ano de 2022 já teve a ocorrência de diversos festivais e já se podem tirar algumas conclusões nos resultados e alinhamento de expectativas criadas pelos promotores e pelo seu público e fornecedores. A nova legislação acelerou (ou não) comportamentos sustentáveis? Estarão presentes como oradores: Alexandra Teodósio (Vice-reitora da Universidade do Algarve); Carlos Carmo (Diretor Festival MED e vereador Ambiente CM Loulé); Catarina Canelas (Jornalista TVI); Verónica Guerreiro (Loulé Design Lab) e Viviane (artista musical).
Nos três primeiros dias de festival existirão 10 palcos espalhados pelo recinto. No Palco Matriz atuarão os artistas "mais consagrados" como Chico Trujillo (Chile), Anthony B (Jamaica) e Eskorzo (Espanha). Este palco estará sempre com atuações em modo circuito com os Palcos Cerca, Chafariz e Castelo de forma a que o público possa movimentar-se e conseguir assistir ao maior número de atuações possível. Apesar do enfoque na World Music, o festival potencia artistas portugueses que também se internacionalizem e que se distinguem, como Noiserv, Maro ou Criatura (projeto artístico premiado nos últimos Iberian Festival Awards). Os restantes palco mais intimistas receberão artistas ligados ao Fado, Música Clássica ou Jazz. O evento tem ainda: zona kids; espaço literatura; espaço para exposições, mostra de cinema, zona de stands e artesanato, zona de restauração e Food Court disponível em todo o seu horário de funcionamento. O público será, certamente surpreendido pelas várias atuações imersivas (e.g. comédia, teatro, fanfarras) junto do mesmo. Abaixo ficam os horários oficiais.
Contamos consigo?
Comments