Primeiros Eventos Teste-Piloto em Portugal decorrerão a 29 e 30 abril em Braga. Saiba toda as regras

Após várias reuniões, em articulação com o Ministério da Cultura, Ministério da Saúde, IGAC e Direção-Geral de Saúde (DGS) foi possível viabilizar a ocorrência dos primeiros eventos Teste-Piloto em Portugal para a a definição de novas orientações técnicas - destacando a efetivação de festivais de maior dimensão no ano de 2021 e a diminuição de restrições para espetáculos e eventos culturais (em recinto fechado e ao ar livre) atualmente existentes. Um grupo de trabalho composto pelas associações: APORFEST, APEFE, APSTE e Espetáculo.


Estes ocorrerão nos próximos 29 e 30 de abril, na zona exterior do Altice Fórum Braga, onde a entrada é feita por bilhete-doação e que inclui agendamento de Teste Covid-19 (formato PCR). A lotação para ambos os dias será de 400 pessoas, todas testadas nas imediações do recinto (pela Cruz Vermelha), obrigando-se ao uso de máscara e distanciamento e nos lugares previamente indicados, sendo o primeiro com lugares sentados (distanciamento de 3m2 entre cadeiras) e o segundo com o público em pé em lugares assinalados.


Em termos de programação, ambos os eventos iniciar-se-ão às 20h00, sendo que no primeiro dia existirá um espetáculo de comédia comandado pelo humorista Fernando Rocha e o segundo dia um concerto de Pedro Abrunhosa.


A compra do bilhete só é concluída através do agendamento do Teste PCR, disponível entre as 10h e as 19h do mesmo dia. Os dois espetáculos terão um custo de 2 euros, com o valor dos mesmos a reverter para a CERCI (Cooperativa de Educação e Reabilitação para Cidadãos mais incluídos) de Braga.


Notas para acesso a estes eventos teste:

- Exclusivo a residentes em Portugal

- Faixa etária de 16 a 65 anos

- Não tenha estado infetado com Covid-19 nos últimos 30 dias

- Não pertençam a nenhum grupo de risco

- Não tenham estado em contacto com infetados nos últimos 14 dias

- Não tenham contacto regular com pessoas de risco

- Aceitam realizar no dia um Teste Rápido de Antigénio por colheita de exsudado nasofaríngeo

- Entrada permitida apenas a quem testar negativo

- Direito a reembolso se testar positivo

- Consentimento para tratamento de dados / permissão de contacto pela DGS