Workshop "Novos artistas, bandas e dj's - ter o correto acompanhamento de gestão, booking e



Organização

A APORFEST – Associação Portuguesa dos Festivais de Música é a organização representativa da área dos festivais de música em Portugal e internacionalmente, que aposta na representação dos seus associados, no desenvolvimento e investigação na área e na interligação de todos os players do mercado e no apoio da empregabilidade. Existente desde setembro de 2014, tem atualmente mais de 460 associados (divididos por 3 categorias: estudante/ público geral; profissional; empresa/festival) e mais de 50 parceiros nacionais e internacionais, organizando anualmente os eventos Talkfest e Iberian Festival Awards.


Descrição curso

Atualmente, na área dos festivais de música, derivado do aumento de concorrência e competitividade (a nível nacional e internacional), trabalha-se para se distinguir e lutar pelo contínuo aperfeiçoamento da sua produção e dos seus profissionais. Este ponto assume importância nos (grandes) festivais que incluem uma produção muito intensa, dirigida para grandes artistas e interlocutores. É, por isso, cada vez mais difícil novos artistas/dj's conseguirem alcançar esse espaço. Não basta talento, não basta aperfeiçoamento contínuo ou ter uma boa imagem e buzz nas redes sociais. É necessário ser bem assessorado e deixar que o caminho de se estar e atuar nos locais corretos e numa ótica de gestão de carreira a médio prazo (e não apenas no imediato) esteja em consonância com os profissionais de agenciamento, comunicação e booking.


Este conteúdo formatico está incluído no módulo "Music Festival Training" para 2019, uma tipologia formativa já premiada com o "Prémio Forma-te" e que repetimos em virtude dos novos pedidos desde a última edição.


Conteúdo


1. Introdução

- Apresentação formadores

- Visão Geral Agenciamento & Booking

2. Gestão & desenvolvimento de Carreira

- Qual a necessidade de existência de profissionais na gestão de um artista/dj?

- Direitos & Deveres

3. Management

- O papel do manager

- Gestão e captação de talento

- A relação estabelecida com os artistas que gere

4. Agenciamento

- O papel do agente

- Parte passiva na gestão e capitalização do talento [investir até rentabilizar]

- Contratação e comissões nas atuações, em patrocínios e na associação a eventos/marcas

- Gestão individual vs gestão coletiva dos seus artistas