#DeclareAção - Promotores de festivais juntam-se em movimento inédito

A APORFEST, juntamente com várias entidades promotoras de espetáculos, festivais e eventos em Portugal juntaram-se ontem (15 de Janeiro) para lançar a primeira declaração que, para assinar, é preciso agir. Este movimento nacional tem como objetivo consciencializar e convocar a sociedade para a mudança de comportamentos.



O movimento nacional de consciencialização por um mundo melhor foi lançado por 15 entidades, das quais fazem parte a APORFEST - Associação Portuguesa Festivais de Música, Better World (promotora do Rock in Rio), Câmara Municipal de Loulé (organizadora do Festival MED), Câmara Municipal de Sines (do FMM Sines), Everything is New (promotora do NOS Alive), Live Experiences (responsável pelo EDPCOOLJAZZ e ID NO LIMITS), MOT (organizadora do RFM SOMNII), Música no Coração (promotora dos festivais Galp Beach Party, Super Bock Super Rock, Super Bock em Stock, MEO Sudoeste, Sumol Summer Fest), PEV Entertainment (promotora do MEO Mares Vivas), Pic Nic (promotora do NOS Primavera Sound), Ritmos (promotora do Vodafone Paredes de Coura), Sons em Trânsito e Câmara Municipal de Faro (organizadores do Festival F), Surprise & Expectation (EDP Vilar de Mouros) e APEFE, desafiando agora empresas e entidades públicas e privadas, de todos os setores, a juntarem-se à causa.


Neste momento também estiveram presentes ou representadas outras entidades como: Mun. Évora, Artes à Vila. Ciclo Mundos, Seaside Sunset Sessions, Mun. Torres Vedras, Mun. Pampilhosa da Serra, Mun. Viana do Castelo ou o Festival Vapor. E muitos outros estão desde ontem a querer fazer parte e dar o seu testemunho para a valorização e crescimento desta ação.


Recorde-se que em 2019 realizaram-se 287 festivais de música só em Portugal, acumulando um total de 2,1 milhões de visitantes, segundo o nosso estudo anual. Dados da Forbes indicam também que 94% da Geração Z afirma que a música é muito importante na sua vida, enquanto 45% afirma que o seu artista preferido influencia o seu estilo de vida. Já dados do Spotify revelam que 79% dos utilizadores acredita que a música permite às pessoas conectarem-se entre si e com outras culturas. Torna-se, com isto, evidente o potencial influenciador e transformador dos festivais nas comunidades locais e nacionais onde ocorrem, assim como a responsabilidade de assumirem uma atitude positiva e que contribua para a construção de um mundo melhor.


O que é a #DeclareAção?

A