Técnicas e Ferramentas Psicológicas para Artistas, Djs e Produtores Musicais - equilíbrio emocional



Em virtude da atualidade e perante a crise atual que afeta todo o setor cultural desde há quase 6 meses e que terá efeitos com forte repercussão a longo prazo, criam-se dúvidas:

a) Quando é que a indústria e os seus profissionais recuperarão o que tinham previsto atingir em 2020?

b) Quantos meses ou anos se demorará para que a indústria e o público estejam com a mesma interação e creditem o valor que antes gastavam para ir a concertos, festivais ou simplesmente adquirir música?


Decidimos então criar um Curso com uma psicóloga especializada na Indústria Musical e com trabalho atual com artistas de todo o setor musical e cultural de Espanha. Um momento que vem assim ajudar a equilibrar uma necessidade sentida neste contexto - por norma, deficitário em termos de regulamentação laboral e com imprevisibilidade de trabalho agora potenciada por este tempo de pandemia e que cai sobre o elo mais fraco muita das vezes neste setor - os artistas e todos aqueles que dependem da sua criatividade, trabalho e concertos. É importante estes terem os melhores indíces de Inteligência Emocional pois são constantemente escrutinados via interlocutores, público e redes sociais.


Um momento, adaptado ao contexto cultural português, com mais de 10 horas (repartidas por 3 sessões em 3 dias) que será trabalhado de forma grupal e que servirá para a aquisição de ferramentas com vista a um controlo emocional a longo prazo. Este momento será também uma novidade na programação da próxima edição do Talkfest.


Este módulo, estará integrado no programa certificado Music Festival Training idealizado pela APORFEST – Associação Portuguesa Festivais de Música, sendo uma ação que foi já premiada com o PRÉMIO FORMA-TE (Criatividade e Inovação na formação) no II Congresso Nacional da Formação Profissional decorrido no ISCTE, em 2015.



Conteúdos

Desmistificação da Psicologia como ferramenta ao dispor de profissionais do setor cultural e musical

Estágios de Crise e manutenção do equilíbrio emocional para uma boa Saúde Mental

Inteligência Emocional para artistas

Gestão e interação com interlocutores e redes sociais

Modelos de trabalho eficazes a curto, médio e longo prazo



Metodologia

Demonstrativa e participativa (6 horas)

Exercícios de simulação (1,5 horas)

Case-studies (1,5 horas)

Aplicação à realidade dos formandos (1,5 horas)


Destinatários

Artistas do setor cultural, nomeadamente na área musical, e sua equipa envolvente (e.g. djs, músicos, bandas, produtores e t