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ACADEMIA / FORMAÇÃO: 3 Passos Para Obter Apoio Financeiro, Público e Privado, Para Projetos Culturais – Uma Introdução Prática (22/MAR, Talkfest - Music Fest Summit 2024)




Elaborar propostas sólidas e naturalmente diferenciadoras é essencial para garantir o financiamento necessário para concretizar projetos artísticos e culturais. Esta ação formativa fornecerá recursos nucleares e permitirá compartilhar estratégias, práticas e ações eficazes, para reunir as condições para a obtenção de apoio financeiro público e privado, tendo em conta as condições exigidas.


Durante a sessão de formação, os participantes serão orientados para identificarem os passos fundamentais a dar num processo que é complexo e exigente, compreender as respetivas fases e responderem aos critérios de elegibilidade. Serão abordadas as técnicas para construir orçamentos realistas e planos de trabalho detalhados que demonstrem a viabilidade e a relevância dos projetos. Além disso, serão discutidas estratégias para envolver potenciais mecenas e patrocinadores privados, numa ação que vai desde o uso de networking à comunicação persuasiva e ao desenvolvimento de parcerias estratégicas. Os participantes ficarão dotados das bases para desenharem propostas atrativas que destaquem os benefícios mútuos da colaboração e demonstrem o impacto positivo do projeto na comunidade e na sociedade como um todo. Usando exemplos de estudo, exercícios práticos e trocas de experiências, esta ação fornecerá aos participantes a metodologia e as ferramentas essenciais para desenvolverem propostas culturais, originais, relevantes e sustentáveis, com elevada probabilidade de obtenção do adequado apoio financeiro. 


Este é um momento formativo original, concebido pela APORFEST – Associação Portuguesa Festivais de Música, premiada com o PRÉMIO FORMA-TE (Criatividade e Inovação na formação) no II Congresso Nacional da Formação Profissional decorrido no ISCTE, em 2015.

 

Competências a adquirir

a) Referenciar o Setor Cultural: Entender o cenário cultural local, regional e nacional, tendências, exigências e desafios.

b) Escrita orientada para o objetivo: saber demonstrar por escrito a lógica e mais-valia do projeto, comunicando eficazmente a importância e o impacto do projeto cultural proposto.

c) Planeamento e Gestão do Projeto: Capacidade para desenvolver planos detalhados para o projeto cultural, incluindo reunir dados relevantes sobre o público-alvo, necessidades culturais da comunidade, potenciais financiadores e as suas políticas de financiamento cronogramas, orçamentos e estratégias de execução, bem como competências de gestão para garantir a implementação eficaz.

d) Orçamento e sustentabilidade financeira: Compreender os princípios básicos para orçamentar, apresentar e gerir eficazmente os recursos financeiros do projeto. Desenvolver métodos eficazes de avaliação de impacto do projeto e relatórios de prestação de contas para os financiadores, demonstrando como os recursos foram utilizados e quais foram os resultados alcançados. Ter presente a arquitetura de base e os requisitos do processo de obtenção de financiamento público e privado.

e) Networking e Relacionamento Interpessoal: perceber a necessidade e o caminho crítico para construir e manter relacionamentos sólidos com financiadores potenciais, parceiros de projeto, membros da comunidade e outras partes interessadas.

f) Marketing e Promoção: entender a necessidade de articular ações de marketing e promoção com a estratégia do projeto, para aumentar a visibilidade e atrair apoio financeiro.

g) Criatividade e Inovação: conhecer algumas linhas de rumo para pensar de forma criativa e inovadora na conceção de projetos culturais que se destaquem e atraiam o interesse dos financiadores e do público.

 

Estrutura

1.º Passo – A Necessidade e a Ideia. Um ponto de partida.

2.º Passo – A Construção do projeto. O teste da Funcionalidade (inovação, capacidade de resposta, adesão e resultados concretos, sustentabilidade)

3.º Passo – A capacidade de atração de apoios. Resposta aos requisitos dos financiadores (públicos, privados, nacionais, europeus)

 

Público-Alvo

·        Promotores

·        Colaboradores de Municípios

·        Prestadores de serviço especializado em festivais

·        Marcas parceiras e patrocinadoras em festivais

·        Profissionais na área de: gestão, marketing, turismo, análise financeira, inovação e comunicação

·        Artistas, Managers e outros envolvidos na gestão de festivais e promoção da música

·        Bandas, artistas e suas equipas de trabalho

·        Media partners

·        Empreendedores

·        Estudantes/ Futuros profissionais do setor

 

Metodologia

a) Exposição de conteúdos

b) Referência a exemplos práticos de eventos

c) Realização de exercício prático para aplicação de conteúdos

 

Formador

Carlos Mezes


Licenciado em Organização e Gestão de Empresas e Bacharel em Economia pelo Instituto Superior de Ciências e Trabalho da Empresa (ISCTE), tem uma longa experiência como gestor de diversas empresas e entidades de vários sectores. Destaca-se, nos últimos anos, como Consultor Sénior, formador e mentor, apoiando muitas empresas e entidades da maioria dos sectores económicos, desde micro e PME a grandes empresas, atuando especialmente em projetos de investimento e candidaturas, no marketing e na área de estratégia e controlo de gestão. Trabalha, desde 2013, com startup e novos projetos, em múltiplos domínios de atividade. Tem dado apoio ao desenvolvimento e implementação de Projetos Sociais, nacionais e internacionais. Tem sido docente e formador, na Escola Superior de Design, Marketing e Publicidade (IADE), Licenciatura de Marketing, onde lecionou as cadeiras de Estratégia de Marketing, Planeamento de Marketing e Auditoria de Marketing, no Institute of Business Management, na Future Business Academy. É formador certificado. Faz parte da equipa da Significado.

 

Horários

6 horas

[9h30-11h30; 12h00-13h00; 14h00-16h00; 16h30-17h30]

 

Local

Hotel Meliã Aeroporto Lisboa

 

Inclui

> Material formando: Welcome bag, pulseira e badge

> Certificado de participação (enviado após a formação)

> Coffee station

> Acesso Talkfest – Music Fest Summit 2024 (22 Mar)

 

Vagas

30

 

Requisitos de Admissão

a) Habilitação mínima de 12.º ano completo ou equivalente e/ou experiência profissional no setor

b) Envio de Curriculum Vitae e Carta de Motivação para ingressar no curso

 

Inscrição

Associado APORFEST – 70€

Não Associado APORFEST – 90€



Para qualquer dúvida ou informação contacte-nos em aporfest@aporfest.pt



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