top of page

Tatuagens em festivais - porquê?

Algo que temos vindo a observar como tendência crescente em festivais de diversos estilos, a integração de tatuagem e tatuadores nos seus programas ou atividade disponível nos seus markets e áreas de lazer. Certo que nos tempos correntes, e numa indústria como a da cultura, da música e dos festivais, a tatuagem é algo cada vez mais comum.

O que leva os festivais a integrar esta forma de arte e de expressão nos seus programas? Vamos tentar aprofundar um pouco e responder por alto à questão tatuagens em festivais - porquê?


De modo geral, a tatuagem tem uma relação próxima com a música, sobretudo quando pensamos no Punk e Rock dos anos 80's e 90's, ou até mesmo no Rap e no Hip Hop. Com a maior aceitação da tatuagem, houve também uma expansão para estilos como o Pop e toda a cultura mainstream.

Desde Axel Rose (Guns'n'Roses), Amy Winehouse, Justin Bieber, Lil Peep, entre outros... Muitos são os músicos e artistas tatuados nos dias de hoje.

Lil Peep - créditos: GQ Magazine

De facto, a relação entre a música e a tatuagem é tão forte que existem pelo mundo vários eventos que se dedicam à difusão desta junção. Em Portugal temos atualmente o Lisbon Tattoo Rock Fest que como o nome indica, dedica a sua curadoria à tatuagem e ao Rock. Com início em 2005, este evento é uma das maiores conveções de tatuagem do país e celebra em 2023 a sua XVI edição. Com nomes internacionais como Ugly Kid Joe, Madball, Sheer Terror e nacionais como Bizarra Locomotiva, Anarchicks e Fast Eddie Nelson na história de artistas a pisarem o palco do festival, é possível observar que a sua programação artística e curadoria de tatuadores é bastante abrangente e eclética.


À semelhança deste festival, existem outros espalhados pela Europa, mas não é esse o foco deste artigo. Entendida a relação entre a música e a tatuagem, e sabendo que existem festivais dedicados à temática, olhamos agora o porquê de haver festivais que têm vindo a integrar a tatuagem na sua programação.

A tatuagem em si pode ser considerada arte, uma forma de expressão criativa e que liga de forma permanente peças artísticas a uma pessoa. Pode também ser considerada enquanto experiência. A escolha do conceito, o desenho, o processo de tatuar, etc. Muitas pessoas tatuam momentos marcantes para si e há festivais que utilizam isso a seu favor e o aproveitam como forma de branding. O Caldas Late Night é um evento que mostra bem isso. Com um logo icónico, despertou o interesse do seu público que começou a tatuar a "pequena casa" no seu corpo. Todos os anos, várias pessoas escolhem tatuar o logo do Caldas Late Night e guardam a recordação da experiência que foi participar no evento.

Tatuagem do Caldas late Night - créditos: Inês Sousa Vieira

Do ponto mais artístico e de experiência exclusiva, tivemos em 2014 o tatuador Ami James a tatuar no Rock in Rio Lisboa, cortesia da EDP, que trouxe o artista de renome no mundo das tatuagens para o festival. Os poucos sortudos que tiveram a possibilidade de tatuar com Ami James ficaram certamente com uma recordação e experiência inesquecível. Este lado mais artístico e exclusivo da tatuagem é o que leva festivais como o Roadburn Festival (Países Baixos) a ter a presença de tatuadores nas suas mostras de arte, durante o percurso do festival. Do lado mais comercial, temos o exemplo do Wacken Open Air (Alemanha) que em 2016 fechou uma parceria com um tatuador para tatuar o logo do festival a fãs. Temos exemplos também de festivais como o Download Festival (Reino Unido), o Primavera Sound Porto (Portugal), o North Music Fest (Portugal) e o Sound Waves (Portugal) que decidiram convidar e receber tatuadores para marcações e peças comissionadas, que agarram a experiência do evento, junto com o elemento da exclusividade.


É de ressalvar que a responsabilidade inerente à inclusão da tatuagem na programação e atividades dum festival ou evento cultural. É necessário garantir as condições necessárias para a realização de tatuagens. Condições de higiene e saneamento para que se possa garantir que não há qualquer infeção da tatuagem ou questão que possa implicar dificuldades na cicatrização. É necessário o cuidado de garantir que as tatuagens são feitas num local limpo, sem pó ou fumos; que a tatuagem é bem isolada, para não estar exposta a contacto com outras pessoas; que há casas de banho ou locais limpos com condições para lavar e hidratar as tatuagens; que existe uma recolha de resíduos hospitalares (agulhas, restos de tinta, material usado para tatuar). A inclusão da tatuagem na programação do festival, é uma responsabilidade acrescida relativamente à saúde pública e à higiene do evento.


Do ponto de vista do promotor, preocupado em criar uma experiência única para o seu público, a integração da tatuagem pode ser uma mais valia no que toca a criar uma experiência única, que permite ao consumidor levar consigo algo marcado de forma permanente, possivelmente único no mundo e enraizado no festival. Algo que pode ser um fator positivo na manutenção duma core audience e pode ajudar a "fidelizar" as pessoas aos festivais.

Desde Tattoo Workshops para crianças, como foi oferecido pelo Obscene Extreme (Roménia), à possibilidade de ter peças únicas por marcação como será o caso do Sound Waves (Portugal) este ano, a tatuagem tem vindo a formar parte ativa das atividades a realizar em festivais e temáticas presentes na programação de eventos culturais. Podemos considerar esta inclusão da tatuagem em festivais como uma evolução natural das culturas e subculturas dos diversos estilos musicais e de toda a gente que procura uma experiência única e memorável; sendo que isto pode gerar destaque e benefícios de branding e publicidade.

Workshop de tatuagem para crianças - créditos: Obscene Extreme

Referências bibliográficas.

EDP brings Ami James to Rock in Rio Lisboa. (2014, 20 de maio). EDP Portugal. Acessado em 15 de junho de 2023, de https://portugal.edp.com/en/news/2014/05/20/edp-brings-ami-james-rock-rio-lisboa

Lejoly, L., Fitt, D., Troest, P., & more. (s.d.). Exposições de arte de Lucile Lejoly, David Fitt, Peter Troest e outros. Roadburn. Acessado em 15 de junho de 2023, de https://roadburn.com/art-exhibitions-from-lucile-lejoly-david-fitt-peter-troest-and-more/

Lisbon Tattoo Rock Fest. (s.d.). [Página do Facebook]. Acessado em 15 de junho de 2023, de https://www.facebook.com/LisbonTattooRockFest?locale=pt_PT

North Music Festival entre hoje e domingo na Alfândega do Porto. (2023, 26 de maio). Visão. Acessado em 15 de junho de 2023, de https://visao.pt/atualidade/cultura/2023-05-26-north-music-festival-entre-hoje-e-domingo-na-alfandega-do-porto/

Old Sarum Tattoo. (s.d.). Download Festival. Acessado em 15 de junho de 2023, de https://downloadfestival.co.uk/whats-on/old-sarum-tattoo-2/

Primavera Sound. (2016, 10 de junho). Cortar o cabelo num festival no Primavera Sound é possível. Visão Se7e. Acessado em 15 de junho de 2023, de https://visao.pt/visaose7e/comprar/2016-06-10-cortar-o-cabelo-num-festival-no-primavera-sound-e-possivel/#&gid=0&pid=1

Free Tattoos and Running Order for Hamburg Metal Dayz 2016. (s.d.). Wacken Open Air. Acessado em 15 de junho de 2023, de https://www.wacken.com/en/news-details/free-tattoos-and-running-order-for-hamburg-metal-dayz-2016/

Comments


Notícias em destaque
Notícias recentes